Um vírus gigante que foi perfeitamente preservado nas terras congeladas da Sibéria, na Rússia, está prestes a ser trazido de volta à vida.
Os cientistas disseram que vão "reanimar" o vírus de 30 mil anos para aprender mais sobre ele e descobrir se ele é prejudicial a animais ou seres humanos.
Denominado Mollivirus sibericum, este é o quarto vírus pré-histórico encontrado desde 2003, e especialistas alertam que mudanças climáticas e o descongelamento de áreas congeladas há décadas ou séculos poderiam ressuscitar agentes patogênicos perigosos.
O vírus foi descoberto pelo Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, na região de Kolyma, na Rússia. É o segundo vírus de seu tipo a ser encontrado pela equipe, juntando-se a outros vírus gigantes, incluindo o ‘Minivirus’, encontrado em 2003, os Pandoravirus, encontrados em 2013, e Pithovirus sibericum descoberto no ano passado. Para se qualificar como um "gigante", um vírus deve ser maior do que a metade de um mícron, ou um milésimo de milímetro. Mollivirus sibericum, que significa "vírus sutil da Sibéria", mede 0,6 mícron e pode ser visto usando microscopia de luz. http://www.jornalciencia.com/tecnologia/biotecnologia/5351-cientistas-tentam-ressuscitar-virus-gigante-qadormecidoq-na-siberia-por-30-mil-anos-para-saber-seu-real-perigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário