Comprimidos tomados por milhões de pessoas em todo o mundo para que elas possam dormir, podem triplicar o risco de câncer de pulmão, revela nova pesquisa.
O estudo adverte que tomar os medicamentos regularmente implica em uma taxa mais elevada de tumores mortais. Os resultados de cerca de 30.000 pessoas também revelaram que eles aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de boca, nariz e traqueia.
Os cientistas disseram que, aqueles que utilizam regularmente pílulas para dormir, pelo menos duas vezes por semana, tinham 2,5 vezes mais chances de desenvolver câncer das vias aéreas do que os não-usuários. E naqueles que usam as drogas por três anos ou mais, o risco apareceu de forma ainda maior.
O estudo, que começou há 20 anos, envolveu cientistas da Noruega, Finlândia e Reino Unido, e é considerado o maior no destaque do risco de câncer pelo uso de soníferos (ou ansiolíticos). Uma série de estudos menores já sugeriram uma ligação, mas eram pequenos demais para serem conclusivos. LEIA MAIS AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário