> TABOCAS NOTICIAS : Crianças em zonas de conflito precisam de US$2,3 bilhões para ir à escola

terça-feira, 30 de junho de 2015

Crianças em zonas de conflito precisam de US$2,3 bilhões para ir à escola

As 34 milhões de crianças que estão fora da escola em países afetados por conflitos precisam de 2,3 bilhões de dólares para que consigam ser escolarizadas, dez vezes o total que recebem atualmente em ajuda para a educação, disse a agência de educação das Nações Unidas, a Unesco, nesta segunda-feira. http://180graus.com

"Voltar para a escola pode ser a única centelha de esperança e de normalidade para muitas crianças e jovens em países mergulhados em crises", disse a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. "A educação deve ser vista como parte da primeira resposta quando a crise bate."

A meta sugerida em vigor desde 2011 é que 4 por cento da ajuda humanitária seja direcionada para a educação, mas a educação no ano passado recebeu apenas 2 por cento do valor total, de acordo com um comunicado da Unesco.

"As metas atuais são imensamente insuficiente e desviam a atenção das verdadeiras necessidades das crianças e jovens em suas regiões", afirmou Aaron Benavot, diretor para o Relatório de Monitoramento Global (RMG), na Unesco.

Crianças e adolescentes em países afetados por conflitos, particularmente as meninas, são muito mais propensos a ficar fora da escola do que os de outros países, assinalou o RMG no comunicado. De acordo com a Unesco, mesmo que a meta de 4 por cento fosse alcançada em 2013, 15,5 milhões de crianças e jovens ainda teriam ficado sem receber ajuda humanitária para a educação.

Apenas 4 por cento dos apelos feitos por ajuda à educação em todo o mundo receberam metade de todo o financiamento humanitário para o setor, observa o relatório, sendo que o Chade e o Congo se saíram particularmente mal. Já o Haiti, o Sudão e os países afetados pelo tsunami asiático 2005 foram mais bem-sucedidos. Fonte: Com informações do Extra / Por: Victória Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário