Ana Rochelle Pondare, das Filipinas, acaba de celebrar seu aniversário de 18 anos, mas uma condição genética rara e fatal faz com que seu corpo envelheça dez vezes mais rápido do que o normal. Os médicos disseram que, biologicamente, ela é já tem 144 anos.
A maioria das pessoas que sofrem de Progeria – também conhecida como síndrome de Huntchinson-Gilford – morre aos 14 anos de idade. O marco alcançado por Ana foi motivo de comemoração, em uma festa onde ela usou três vestidos de princesa e sentou em um enorme trono.
Em 2011, durante uma entrevista à CNN iReport, ela chegou a dizer que não se sentia uma garota completa, por conta de sua condição."Os médicos disseram que eu estou envelhecendo muito rápido e minha vida aqui na Terra é curta. Depois de 15 anos, eu vou morrer”, ela chegou a afirmar. Ana Pondare desafiou o prognóstico e o feito foi comemorado pela família e pelos amigos, por ela ser uma das poucas pessoas com Progeria a alcançar tal idade.
Um dos desejos de aniversário de Ana era conhecer sua cantora preferida, que também é atriz e personalidade televisiva, nas Filipinas, Sarah Geronimo. A atriz se encontrou com a jovem e até tirou uma selfie, agradecendo Ana Pondare por “proporcionar alegria e esperança às pessoas”.
De acordo com a Fundação de Pesquisa para Progeria, há 80 crianças ao redor do mundo afetadas pela síndrome, com apenas dois casos relatados nas Filipinas. Ela é causada pela mutação no gene LMNA, que produz uma proteína chamada Lamin A. Ela apoia a membrana que envolve o núcleo das células.
Com a mutação causada pela síndrome, uma versão anormal da Lamin A é criada, causando instabilidade no interior das células, causando danos ao núcleo. Dessa forma, há uma degeneração progressiva, matando as células de forma prematura.
O cirurgião Pierre R. Clero, ajudou Ana Pondare a prolongar sua vida, recomendando uma dieta especial para evitar a degeneração tão rápida e cremes para a pele. Fonte: DailyMail / Minha Vida Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário