As vendas de computadores pessoais no Brasil caíram 25% no terceiro trimestre ante igual período de 2013, para cerca de 2,6 milhões de unidades, informou a IDC Brasil nesta quinta-feira (18).
Segundo o levantamento, foram vendidos 1,6 milhão de notebooks no período, 23% a menos na comparação anual, e 974 mil desktops, queda de 28% na mesma comparação.
Os resultados estão em linha com as projeções da IDC, que estimou recuo nas vendas para o ano de 2014 da ordem de 25%, para 10,4 milhões de PCs, sendo 3,9 milhões de desktops e 6,5 milhões de notebooks. A estimativa anterior era de queda de 24% e agora foi ampliada em um ponto percentual, para 25%.
Para 2015, a consultoria prevê uma leve recuperação, com crescimento de 1% no mercado de PCs. Segundo o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge, um trimestre desafiador já era esperado, devido ao impacto das eleições nas compras do setor público e nos investimentos das companhias.
Além disso, os computadores pessoais enfrentam maior concorrência de outros equipamentos, como tablets e smartphones, mais baratos. Soma-se a isso a vida útil maior de desktops e notebooks, o que retarda uma eventual troca e retarda uma nova ida dos consumidores às compras.
A estimativa a IDC é de que as vendas de tablets fechem 2014 com alta de 17%, acima de 10 milhões de unidades. Em 2015, a consultoria também prevê alta de 10%. Fonte: G1
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