> TABOCAS NOTICIAS : Televisão é o meio de comunicação mais utilizado por 93% dos brasileiros, aponta pesquisa

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Televisão é o meio de comunicação mais utilizado por 93% dos brasileiros, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo governo federal revela que a televisão ainda é o principal meio de comunicação dos brasileiros. A PBM (Pesquisa Brasileira de Mídia) 2015, divulgada nesta sexta-feira (19), aponta que este é o meio mais utilizado por 93% da população.

A pesquisa ainda mostra que 95% dos brasileiros assistem à TV regularmente. Neste último levantamento, 73% dos entrevistados declararam ver a televisão todos os dias da semana, frente a 65% no relatório anterior.

Segundo Thomas Traummann, ministro da Secretaria de Comunicação Social, o papel da TV ainda é fundamental entre as mídias.

— A televisão continua sendo o grande veículo de comunicação do País. 95% das pessoas assistem regularmente a televisão, se informa pela televisão. A televisão continua sendo o grande veículo brasileiro de fonte de informação.

A quantidade média de horas em frente à TV também registrou aumento. Ao todo, as pessoas declaram passar 4h31min por dia de segunda a sexta-feira em frente ao aparelho, frente a 3h29min no ano anterior. Esse número também cresceu aos finais de semana, saltando de 3h32min para 4h14min nesta PBM.

Perfil do internauta
Entre os cidadãos que têm acesso à internet, o tempo de exposição está cada vez maior. Na pesquisa anterior, 26% dos entrevistados relataram usar a internet diariamente. No levantamento deste ano, esse número é 11 pontos percentuais maior, com 37% dos brasileiros acessando a internet todos os dias.

A pesquisa também aponta que os usuários de internet estão em busca, principalmente, de informação e de entretenimento. Forma de usar o tempo livre e meio de aprendizagem também foram apontados pelos internautas como razões para utilizar a rede.

A pesquisa também investigou as redes sociais mais acessadas pelos usuários da rede. Entre os mais citados, o Facebook é o campeão, apontado por 83% dos entrevistados. Em segundo lugar, utilizado por 58% dos internautas, está o WhatsApp. O YouTube foi terceiro canal mais citado, utilizado por 17% dos entrevistados. Esses destaques também foram analisados por Traummann.

— Essa foi a grande eleição do WhatsApp. Isso é um enorme desafio. Se as pessoas se informam via WhatsApp, e não é um sistema, como o Facebook, que você consegue fazer suas programações, isso é um desafio para os jornais, para as TVs e também para o mercado publicitário.

Confiança
A confiança na TV também está entre as maiores pesquisadas. A televisão ganha de todos os outros meios, perdendo apenas para os jornais. Segundo Traummann, esses fatores são usados para definir os investimentos do governo.

— Essa pesquisa não será o único parâmetro nosso, mas faz parte da nossa decisão. Essa pesquisa mostra que a internet é crescentemente o veículo de comunicação mais utilizado, embora com índice de confiança baixo. O jornal tem mais confiança, mas tem menos circulação. A televisão tem um alcance gigantesco, mas recebe pouca atenção. É preciso fazer um balanço de tudo isso. A função principal é ajudar a nossa decisão de publicidade.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Ibope Inteligência, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Foram entrevistadas 18.312 pessoas em todas as unidades da federação entre os dias 18 de outubro e 3 de novembro de 2014. Foto: Getty Images - Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário