Foto: Wikimedia Commons
Boa notícia para os apreciadores de cerveja: pesquisadores das universidades de Tel Aviv e Columbia, descobriram que o álcool pode manter você jovem por mais tempo.
É que o álcool e ácido acético alongam os telômeros, que são sequências de DNA.
Como
Cada vez que as células do seu corpo se dividem, elas fazem cópias das pontas dos cromossomos - os telômeros, que ficam mais curtos a cada divisão – até não poderem mais se dividir e morrerem.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Cerveja
Usando a levedura como um organismo modelo, ele demonstraram que as tensões podem ter resultados muito diferentes: álcool e ácido acético alongam os telômeros.
O álcool pode retardar esse encurtamento e manter o DNA vivo por mais tempo.
Pelo menos funcionou com as leveduras expostas à substância pelos pesquisadores.
E como elas dividem importantes semelhanças genéticas com a gente, eles acreditam que o resultado seja o mesmo em seres humanos.
Café
Ao contrário da cerveja, as temperaturas altas de cafeína encurtam os telômeros, ou seja, o café acelera o encurtamento dos telômeros, portanto faz envelhecer mais rápido.
“Pela primeira vez, nós identificamos alguns fatores ambientais que alteram o comprimento do telômero, e mostramos como eles fazem isso”, diz Martin Kupiec, um dos autores da pesquisa.
“O que aprendemos pode um dia contribuir para a prevenção e o tratamento de algumas doenças”. Com informações da Superinteressante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário