Uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que estava desorientada na praia da Pedra do Sal em Parnaíba (PI), foi reintroduzida no mar na manhã de quinta-feira (01) pela equipe do projeto Biomade patrocinado pela Petrobras.
O mês de maio é considerado a temporada reprodutiva desta espécie na região do Delta do Parnaíba. De acordo com os técnicos do projeto acredita-se que a fêmea de 2,25 metros de comprimento subiu a praia para realizar a desova e ficou desorientada com a iluminação artificial, tendo em vista que estes animais são atraídos pela luz. Infelizmente, ocorrências como estas, já foram registradas em anos anteriores.
A tartaruga foi encontrada próxima ao Parque Eólico Pedra do Sal pelos funcionários (Ivan e Claudomir), que acionaram o projeto. Ao chegar ao local à equipe realizou as medidas biométricas e em seguida iniciou, com a ajuda de pescadores da comunidade, o trabalho de reintrodução do animal que apresentava muito cansaço. O sucesso da operação se deu graças ao trabalho realizado em parceria com a comunidade.
Esta foi a primeira tartaruga-de-couro marcada no litoral piauiense o que favorece os trabalhos de manejo e conservação desta espécie criticamente ameaçada de extinção, que utiliza as praias do Piauí para dar continuidade ao seu ciclo de vida. Fonte: Com informações do Portal do Catita
Nenhum comentário:
Postar um comentário