> TABOCAS NOTICIAS : Menos poluição: diesel brasileiro terá mais biodiesel na mistura

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Menos poluição: diesel brasileiro terá mais biodiesel na mistura


Foto: reprodução
O Brasil vai aumentar a porcentagem da mistura de biodiesel no diesel de 5% para 6%, a partir de junho e para 7% a partir de novembro. 
A medida provisória que eleva o aumento da mistura do combustível de origem vegetal foi anunciada ontem pela presidente Dilma Rousseff.
Isso deve reduzir as importações de diesel e as emissões poluentes.
A medida também vai incentivar a produção de pequenos agricultores, que cultivam oleaginosas como rícino, algodão, soja  e girassol, usadas na produção de biodiesel.
'A produção de nossos pequenos agricultores e a produção dos grandes agricultores que cultivam soja, sustentam essa elevação', garantiu.
Segundo Dilma, o Brasil se tornou o terceiro maior produtor mundial de biodiesel nos últimos anos.
Preço
A presidente disse que esse aumento na mistura não prejudica o consumidor.
'Temos certeza que, na atual conjuntura, o aumento do consumo do biodiesel não terá nenhum impacto significativo nos preços', afirmou.
Poluição
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, falou que o aumento do biodiesel no diesel comercial vai garantir uma redução de 23 milhões de toneladas de dióxido de carbono nas emissões brasileiras até 2020.
E disse que a decisão também reduz em 1,2 bilhão de litros a quantidade de diesel que o Brasil tem que importar anualmente para garantir o consumo interno do combustível.
Essa redução, segundo o ministro, garantirá uma economia de US$ 1 bilhão nas importações brasileiras e, por consequência, favorecerá a balança comercial do país.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário