> TABOCAS NOTICIAS : Há seis meses em queda, PIB do BC sinaliza recessão no país

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Há seis meses em queda, PIB do BC sinaliza recessão no país

Maurício Grego,/Wikimedia Commons
Prédio do Banco Central em Brasília: os números do IBC-BR diferem dos do PIB oficial, calculado pelo IBGE

São Paulo -- Nas contas do Banco Central, a economia brasileira cresceu 2,57% em 2013. Esse número morno vem acompanhado de outro claramente negativo: no último trimestre do ano houve queda de 0,17%, como informa o jornal O Globo. 

Os números referem-se ao Índice de Crescimento calculado pelo Banco Central (IBC-BR), que difere do PIBoficial, apurado pelo IBGE. Conhecido como “PIB do BC”, o IBC-BR considera o desempenho dos setores de agropecuária, indústria e serviços, além da arrecadação de impostos sobre produtos.

O BC já havia divulgado queda de 0,21% no terceiro trimestre de 2013. Na visão do mercado, o IBC-BR negativo em dois trimestres seguidos caracteriza recessão no país. O Globo reporta que algumas instituições financeiras estão reduzindo suas projeções do PIB para este ano em função desses dados.

A expectativa, agora, é pela divulgação, no dia 27, do PIB oficial, calculado pelo IBGE. Como as metodologias de cálculo são diferentes, o IBGE não deve confirmar o encolhimento da economia apontado pelo BC. http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário