Detran lança Campanha de Carnaval, no sábado (8/2), que além de alertar o motorista para não ingerir álcool antes de dirigir para evitar acidentes, chama a atenção também para o uso de fones nos ouvidos e celular.
Em 2013, cerca de 37.105 condutores foram multados pelo órgão em Salvador, de janeiro a outubro, por dirigir o veículo com fones nos ouvidos ou celular. Mas este ano ainda não foi fechada a estatística, o valor da multa é de R$ 85,12 centavos.
O assessor técnico geral do Detran, major Genésio Luide, fala da campanha que deverá terminar após o Carnaval:”Nós vamos fazer esta campanha ao mesmo tempo que alertamos que o uso de álcool pode provocar acidentes, o de celular e fones de ouvido também”.
A utilização de celulares no volante tem aumentado muito, de acordo com o major , “principalmente agora com as mensagens de textos é comprovado cientificamente o desvio da atenção da frente e o motorista pode bater no fundo de outro carro”, advertiu.
O Artigo 252 proíbe dirigir o veículo nas seguintes situações:
I - com o braço do lado de fora
II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas
III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito
IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais
V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço,mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo
VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;”. Tribuna da bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário