Niels Hertzberg, 72, passava férias em sua casa de praia no Brasil, em Barra de Tabatinga. Na última sexta, sofreu grave queda, ao cair de uma cadeira, e foi socorrido pelo Samu. Acompanhado da esposa do caseiro do condomínio, permaneceu consciente até o Hospital Walfredo Gurgel, devidamente com o oxigênio.
No corredor do hospital, deitado numa maca, teve decretada sua sentença de morte. Não colocaram oxigênio. Depois de cerca de 20 minutos sem o oxigênio, ele começou a passar mal. Com falta de ar, alertou que iria morrer, pediu socorro, começou a ficar roxo, a esposa do caseiro clamou pelo oxigênio, mas nada. No local, estavam cerca de sete residentes de Medicina. A espera foi fatal, consideram os amigos. No atestado de óbito, traumatismo craniano e raquimedular. Relatos, diga-se, feitos por pessoas ligadas a Niels e sua família, que escutaram da mulher do caseiro.
Vinte minutos depois da sua morte, a esposa Marit Breivik, também conhecida desportista na Noruega, desembarca no Aeroporto Augusto Severo para as programadas férias pelo Brasil, com o marido e amigos. Lá mesmo foi informada da tragédia. Mas, por enquanto, não pretende acionar o Governo do RN judicialmente.
A morte de Niels Hertzberg é notícia na imprensa norueguesa, que está mobilizada à espera do corpo nas primeiras horas deste sábado (9). Ele foi secretário-geral da Federação Norueguesa de Handball, por 19 anos. A viúva leva o corpo do marido, embalsamado, hoje (8) à noite, com embarque no Augusto Severo acompanhado pela Polícia Federal.
Para se ter ideia da importância do casal para a Noruega, a rainha Sonia ligou para dar condolências à Marit Breivik e saber do ocorrido. Nas páginas da imprensa norueguesa, a declaração do presidente da Federação Norueguesa de Handball, Karl-Arne Johannessen: – “Ele era um dos pilares noruegueses de handebol e um dos arquitetos por trás do desenvolvimento do handebol, organizacional e tecnicamente”. (José Valverde)http://jorgeroriz.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário