AFP - Agence France-Presse
As eleições presidenciais venezuelanas serão realizadas no próximo dia 14 de abril, anunciou neste sábado (8) o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
"Convocamos a eleição presidencial para o dia 14 de abril de 2013", disse a presidente da máxima instituição eleitoral, Tibisay Lucena.
A campanha eleitoral acontecerá de 2 a 11 de abril, e as candidaturas serão apresentadas entre amanhã e segunda-feira, informou Tibisay, acrescentando que as eleições municipais de julho foram "suspensas" até nova data.
"As eleições convocadas para 14 de abril são perfeitamente realizáveis", afirmou a presidente do CNE, citando "a solidez" do sistema eleitoral venezuelano.
Após prestar juramento como presidente interino, na noite desta sexta-feira, Nicolás Maduro pediu ao CNE que convocasse eleições imediatamente.
O líder opositor Henrique Capriles Radonski é o rival mais provável de Maduro. Ele perdeu para Hugo Chávez as eleições de outubro, mas conseguiu um recorde de votos para a oposição.
A data de 14 de abril é próxima do aniversário do golpe de Estado sofrido por Chávez em 11 de abril de 2002, que os chavistas lembram como Dia da Dignidade Nacional.
O CNE terá organizado, em seis meses, três eleições de nível nacional: as presidenciais de 7 de outubro, vencidas por Chávez; as regionais de 16 de dezembro, em que o oficialismo ganhou 20 dos 23 governos; e as de 14 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário