O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu um bom reforço na terça-feira (22) que servirá para garantir, momentaneamente, o estoque de sangue na unidade. Cerca de 80 jovens que integram o ProJovem Adolescente Itabuna, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), participaram da campanha “Seja um herói, salve vidas”, dentro da proposta participação cidadã. Muitos dos pais dos jovens também abraçaram a causa e foram doar sangue.
Segundo a coordenadora do Projovem, Andrea Cabral, a ação dos jovens além conscientizar e estimular a doação de sangue visa também a mobilização deles para que sejam cidadãos ativos dentro e fora de suas comunidades.
Ela explicou que o ProJovem tem uma ampla atuação na vida do jovem com resultados positivos para toda a população regional, como essa proposta de ajuda solidária de doar sangue, uma iniciativa deles próprios, depois de mobilizar as comunidades dois bairros onde moram.
Durante a semana, os cerca de 600 integrantes do projeto em Itabuna participam de oficinas de esporte, informática e artesanato e a participação cidadã, que consiste em atuar numa ação voltada para a comunidade. O ProJovem tem núcleos nos bairros Santo Antônio, Novo Horizonte, Ferradas, Nova ferradas, Jorge Amado e Nova Itabuna e conta com a participação de jovens com idade entre 15 e 17 anos, beneficiados pelo Bolsa Família ou encaminhados pelo Programa de Proteção Especial.
A secretária de Assistência Social, Marina Silva reforça a importância do Projovem, lembrando que a proposta de capacitação teórica e prática através de atividades não configuram trabalho, “ao contrário, possibilita a permanência desses jovens no sistema de ensino, fortalecendo laços familiares e comunitários, preparando-os da melhor forma possível para sua inserção social e no mercado de trabalho”.
Ação bem vinda
Para a coordenadora de captação do Banco de Sangue, a enfermeira Lígia Natalina da Rocha, a doação além de ser bem vinda é importante demais para a unidade. “Ela vem suprir uma necessidade diária para atender os cerca de 800 pacientes internados nos hospitais de Itabuna e nessa época do ano, o que falta em doação, sobra em pacientes que deixam de operar por falta desse precioso liquido que salva vidas”.Texto: Rosi Barreto Foto: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário