Como resultado de uma parceria institucional com a Vooxy Construtora, Runa Patrimonial, Trifil – que doou equipamentos de costura– e Sebrae, a Prefeitura Municipal investe agora na conclusão das obras para implantação da Cooperativa de Costureiras de Itabuna, que começará a operar a partir de 25 de dezembro, na antiga feira do bairro Conceição.
O projeto marca o cumprimento de mais um compromisso de campanha do prefeito Capitão Azevedo, que tem como uma das prioridades de governo a geração de emprego e renda, através do apoio ao associativismo.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, a conclusão das obras será acelerada pela Construtora EMA. O projeto prevê a utilização de uma área construída de 720 metros quadrados, com dois banheiros e um anexo onde funcionará uma loja de fábrica para comercialização da produção da cooperativa.
Ele destaca o cunho social do projeto como uma importante experiência de parceria institucional e ao mesmo tempo de fortalecimento do associativismo em Itabuna, oferecendo o suporte para que mais de 70 costureiras possam produzir e comercializar os seus produtos, o que vai servir de referência para outras ações similares na área da inclusão social.
Espaço amplo
Leahy observa ainda, que a cooperativa vai utilizar um espaço muito amplo e ocioso na antiga feira do bairro da Conceição. O projeto deve contemplar no futuro a construção de um outro espaço para implantação de uma fábrica comunitária de fraldas e absorventes.
Como articuladora do projeto, a coordenadora política do governo Maria Alice Araújo Pereira destaca a importância social da cooperativa, que marca a concretização de mais um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Azevedo: “Estamos agora concluindo a base física e vamos oferecer um salão amplo, inteiramente equipado e com todo o apoio logístico e operacional para as integrantes do projeto”.
Ela destacou a importância da parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada, além do trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae para formalização da cooperativa e sua operacionalização, contribuindo de forma direta na geração de emprego e renda, além de promover a valorização da mulher, que conquista assim mais um espaço na formalização do trabalho. Texto: Kleber Torres - Reportagem: Osvaldo Bispo - Fotos: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário