> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Ex-guerrilheiro é eleito prefeito de Bogotá

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MUNDO: Ex-guerrilheiro é eleito prefeito de Bogotá

O ex-guerrilheiro esquerdista Gustavo Petro //© AFP Eitan Abramovich
© AFP
O ex-guerrilheiro esquerdista Gustavo Petro foi eleito neste domingo prefeito de Bogotá, com 32,16% dos votos, após a apuração de 94,54% das mesas, anunciou a autoridade eleitoral.
Petro, candidato do movimento político de esquerda Progressistas, tinha 678.900 votos, seguido pelo candidato do Partido Verde, Enrique Peñalosa - com 25,07% (528.389 votos) -, apoiado pelo ex-presidente de direita Alvaro Uribe e o partido governista Unidade Nacional.
Peñalosa, prefeito de Bogotá entre 1997 e 2001, reconheceu a derrota e desejou sucesso a Petro, que militou na guerrilha do Movimento 19 de Abril, desmobilizada há mais de 20 anos, e concorreu à presidência nas eleições de 2010, vencidas por Juan Manuel Santos, herdeiro político do ex-presidente Uribe.
Petro se afastou do partido esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA) - que venceu as duas eleições anteriores para a prefeitura de Bogotá, cidade de 7 milhões de habitantes - após denunciar a corrupção na gestão do prefeito Samuel Moreno.
Petro assumirá a prefeitura da capital colombiana em 1º de janeiro, com um mandato de quatro anos.De Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário