> TABOCAS NOTICIAS : Com 80 milhões de anos, crocodilo caipira achado em MG andava como cachorro

domingo, 16 de setembro de 2018

Com 80 milhões de anos, crocodilo caipira achado em MG andava como cachorro

Carlos Eduardo Cherem**Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte**Rodolfo Nogueira
Pesquisadores da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) apresentaram nesta sexta-feira (14), em Uberaba (MG), o esqueleto de um crocodilo que habitou o Triângulo Mineiro há 80 milhões de anos. Batizado como "Caipira mineiro", ou Caipirasuchus mineirus, o crocodilo não rastejava: andava como um cão, era muito veloz e tinha certa de 70 cm de comprimento, entre cabeça e cauda.

Segundo especialistas da UFMT, o animal pré-histórico é "primo" de três espécies do gênero crocodiloforme (crocodilo) encontradas na região de Monte Alto (SP) e classificadas no início da década de 2010: o Caipirasuchus paulistanus, o Caipirasuchus montealtensis e o Caipirasuchus estemagmate.

O crocodilo caipira mineiro era um predador ágil. Onívoro (comia plantas e carne), o animal tinha quatro patas altas, e sua postura e forma de caminhar tinha semelhanças com os cachorros modernos. O caipira mineiro usava sua velocidade, maior que a de outros animais do gênero, para atacar suas presas, e alcançar vegetações mais altas para se alimentar. A espécie era terrestre, ao contrário de outros crocodilos que habitavam a região no período. Leia tudo em https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário