> TABOCAS NOTICIAS : Campanha quer estimular jovens a procurarem urologista para evitar doenças

domingo, 16 de setembro de 2018

Campanha quer estimular jovens a procurarem urologista para evitar doenças

O coordenador da campanha afirma que a ida ao urologista desde a adolescência evita doenças como a varicocele
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que estimular mais adolescentes a se cuidarem e procurarem um especialista na área. Para isso, lançaram a campanha #VemProUro. O objetivo é orientar os pais a levar os jovens de 15 a 19 anos de idade a médicos especialistas. Diferentemente das meninas, que na maioria, desde a adolescência vão ao ginecologista e criam o hábito de ir ao médico, os meninos, da mesma faixa etária, não têm o mesmo hábito de buscar orientação médica.

“É preciso que os adolescentes vejam o urologista como o médico que vai segui-los durante muitos anos à frente e não só como o médico do homem dos 45 anos a 50 anos de idade”, disse o coordenador da campanha da SBU, Daniel Suslik. Ele ressalta que os homens procuram o profissional na fase adulta para o exame de toque retal que evita o câncer de próstata. “[O homem] Fica sem ninguém; vai a um urologista por algum problema geniturinário específico, mas não tem o seu médico de referência”, destacou Zylbersztejn.

O coordenador da campanha afirma que a ida ao urologista desde a adolescência evita doenças como a varicocele, que é uma dilatação dos vasos do testículo que pode levar a uma redução da produção de espermatozoides e, no futuro, até causar infertilidade. Caso o problema seja identificado já adolescência, pode ser tratado com sucesso. O urologista recomendou ainda que os pais acompanhem os filhos nas consultas médicas, dando-lhes espaço em algum momento para tirarem dúvidas com o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário