> TABOCAS NOTICIAS : Ministro da Justiça intercedeu por Maluf em processo nos EUA

sábado, 26 de julho de 2014

Ministro da Justiça intercedeu por Maluf em processo nos EUA

Segundo jornal, Cardozo encaminhou pedido à Justiça americana para que o deputado pudesse ser ouvido no Brasil

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Ueslei Marcelino/Reuters)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, intercedeu em favor do deputado federal Paulo Maluf (PP) em processo a que o parlamentar responde na Justiça dos Estados Unidos. De acordo com reportagem desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo, Cardozo enviou um comunicado para o governo americano perguntando se havia possibilidade de Maluf ser ouvido no Brasil. A informação foi revelada pelo deputado e confirmada ao jornal pela pasta.
Segundo a reportagem, Maluf e seus defensores procuraram Cardozo mais de uma vez nos últimos dois anos para tratar sobre o pedido. O deputado é citado em um caso de evasão de divisas e a Justiça dos Estados Unidos o trata como foragido - seu nome consta na lista de procurados pela Interpol. Maluf nega todas as acusações. A busca por auxílio teve início justamente na época em que o deputado selou o apoio do PP à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Na esfera federal, a sigla presidida por Maluf é aliada à presidente Dilma Rousseff. 
O Ministério da Justiça reconhece que Cardozo atendeu ao pedido feito pelo próprio Maluf. Segundo o órgão, o procedimento seria o mesmo adotado em relação a qualquer brasileiro que se enquadrasse nessa situação: ter residência fixa, constar na lista da Interpol e requerer o direito de ser ouvido no Brasil. O caso de Maluf, contudo, é único até aqui.
A Justiça americana negou o pedido de Maluf, mas, mesmo assim, o deputado continuou a pedir ajuda ao Ministério da Justiça. Os advogados de Maluf, em uma nova manobra, tentam marcar uma videoconferência para que o político possa ser ouvido por um juiz brasileiro. “Não sou procurado por eles por ser condenado. Sou procurado porque eles querem minha oitiva. O estranho é que um brasileiro não tem a mesma defesa do governo brasileiro que teve o Cesare Battisti [terrorista italiano], este sim criminoso”, afirma Maluf. O deputado, de 82 anos, vai disputar nesse ano o quarto mandato na Câmara.
Resposta - O Ministério da Justiça reafirmou, em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, que adotou o procedimento padrão para casos do tipo. "Ao contrário do que sugere a matéria em questão, o procedimento realizado pelo Ministério da Justiça foi rigorosamente adequado e não qualifica qualquer beneficiamento extraordinário ao parlamentar interessado", diz o texto. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ministro-da-justica-intercede

Nenhum comentário:

Postar um comentário