> TABOCAS NOTICIAS : Magnata doa fortuna para caridade e para os filhos, nada

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Magnata doa fortuna para caridade e para os filhos, nada


Foto: divulgação 
Um dos homens mais ricos da China continental decidiu dor sua fortuna toda para a caridade. Seus filhos vão ficar com absolutamente nada.
O magnata chinês Yu Pengnian , de 88 anos,  anunciou que vai deixar 1,3 bilhão de dólares - mais de 2,8 bilhões de reais -  para a fundação que abriu há 5 anos.

A fundação ajuda as causas favoritas de YU: dá bolsas de estudo, paga cirurgias de catarata e ajuda na reconstrução de casas, após o terremoto de Sichuan de 2008.

História
Yu Pengnian nasceu pobre e diz que nasceu daí sua paixão pela a caridade.
Quando era jovem ele puxava riquixás (aquelas carroças para levar passageiros, puxadas por seres humanos) e vendia bugigangas nas ruas.

Yu tinha 28 anos quando se mudou para Hong Kong e começou a trabalhar como zelador para uma grande empresa imobiliária.

Lá, aos poucos, ele trilhou seu caminho até chegar à área corporativa, impressionando a todos com sua ética, dedicação para aprender e melhorar a si mesmo.

Yu guardava cada centavo que ganhava e na década de 60 comprou sua primeira propriedade, em sociedade com amigos.
Com conhecimento e esperteza para escolher propriedades, ele multiplicou suas posses comprando e vendendo imóveis com valor até 20 vezes mais que o investimento inicial.
 
Filantropia
Quando começou a doar dinheiro para instituições de caridade ou agências governamentais – para ajudar pessoas pobres - Yu descobriu que burocratas corruptos estavam embolsando a maior parte do dinheiro que ele doava.
A partir daquele dia o empresário passou a doar direto para os destinatários.

Em 2000 doou 10 milhões de dólares, mais de 22 milhões de reais, para chineses pobres operarem da catarata:  realizou mais de 150 mil cirurgias em todo o país desde 2003.

Hoje a paixão de caridade de Yu é a educação. Ele quer que a maior parte de sua doação vá para criar bolsas de estudo.

"Parte do dinheiro é para estudantes pobres, alguns são para estudantes talentosos [que] eu quero encorajar, incluindo estudantes estrangeiros que querem estudar na China. Educação é muito importante para um país, (está) intimamente relacionada à sua prosperidade e padrão de vida ".
 
Filhos sem herança
"Esta será a minha última doação. Não tenho mais nada para doar", revelou Yu.

A população da China ficou surpresa e logo começou a questionar se os filhos de Yu tinham ficado irritados com a notícia.
"Eles não se opõem à ideia, pelo menos não em público. Se meus filhos são competentes, eles não precisam do meu dinheiro. Se eles não são, deixar um monte de dinheiro só vai fazer mal pra eles", disse o empresário.
 
Yu nomeou o banco HSBC como o administrador de sua fundação e estipulou que nada das participações poderá ser herdado, vendido, ou investido.

O empresário quer servir de exemplo para outras pessoas ricas chinesas.
Ele gosta de ter o seu nome mencionado ao lado de filantropos famosos Bill Gates e Li Ka-Shing, mas salienta que foi um pouco mais longe que os colegas: ele doou tudo o que tinha. Com informações do CelebrityNetWorth

Nenhum comentário:

Postar um comentário