> TABOCAS NOTICIAS : Chance de Alemanha marcar 7 gols era de 1 em 4.500

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Chance de Alemanha marcar 7 gols era de 1 em 4.500

O Brasil era favorito nesta Copa do Mundo segundo os cálculos do estatístico-celebridade americano Nate Silver. Ele estimava a probabilidade de a seleção brasileira vencer os alemães em 65% ou 68% (dependendo do método de cálculo empregado).

Já a probabilidade de a Alemanha marcar sete gols era de apenas 0,02% ou 1 em 4.500, como tuitou a equipe de Silver durante a partida:


According to SPI, the odds of #GER scoring 7+ goals against #BRA in this match were 0.02%, or 1 in 4,500 #BRAvsGER— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) 8 julho 2014

Silver diz que esse foi o resultado mais inesperado em toda a história da Copa do Mundo:

Double-checking, but looks like per Elo ratings that was indeed the most unexpected scoreline in World Cup history.— Nate Silver (@NateSilver538) 8 julho 2014

A Copa deixou claro que, em estatística, 68% é um número muito distante de 100%. Isso já havia ficado evidente, antes, quando a Espanha, outra favorita, foi eliminada. E ficou evidente novamente, hoje, com a humilhante derrota do Brasil frente à Alemanha.

Nate Silver ficou famoso por ter previsto com exatidão o resultado da última eleição presidencial dos Estados Unidos em cada um dos 50 estados americanos. No entanto, como ele próprio alerta, prever o vencedor da Copa do Mundo é muito mais difícil do que cravar o resultado de uma eleição.

Silver e sua equipe usam um algoritmo complexo, o Soccer Power Index (Índice de Força no Futebol), SPI na sigla em inglês. O SPI leva em conta tanto o desempenho das seleções como o dos atletas em seus respectivos clubes.

Boa parte da vantagem matemática do Brasil contra a Alemanha vinha do fato de o Brasil jogar em casa. Se a partida fosse disputada num campo neutro, os dois times teriam probabilidades parecidas de vencer.

Mas Silver observa, em seu blog, que o time local tende a ser beneficiado nas decisões do juiz. Além disso, os registros de partidas mostram que o time local vence mais vezes em disputas por pênaltis do que aquele que joga fora de casa.

Foi considerando esses fatores que ele estimou o favoritismo brasileiro (a ausência de Neymar e Thiago Silva também foi levada em conta nos cálculos). Como se viu no jogo de hoje, a seleção foi totalmente incapaz de aproveitar a posição vantajosa.

A Copa sem o Brasil
Ainda não houve tempo para Silver e sua esquipe atualizarem os cálculos em função da derrota do Brasil.

Antes do jogo de hoje e de a contusão de Neymar ser considerada nos cálculos, os estatísticos estimavam que a Argentina tinha 20% de probabilidade de ser campeã. A Alemanha tinha 14% e, a Holanda, 13%.

Mas a Alemanha deve ganhar pontos no SPI por ter derrotado o Brasil. Assim, quando esses números forem recalculados, a vantagem Argentina talvez já não seja tão clara. Resta esperar para ver. http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário