> TABOCAS NOTICIAS : Bandas israelense e palestina juntas pela paz

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bandas israelense e palestina juntas pela paz


Foto: divulgação
Músicos das bandas Orphaned Land - composta de judeus israelenses - e Khalas, formada por palestinos, deram as mãos para tentar acabar com o impasse sangrento no Oriente Médio.
Os dois grupos (foto acima) dividem um ônibus, um palco e uma tocante mensagem de otimismo em sua turnê europeia, que já passou por Londres, Manchester, Norwich, Bilston e Wolverhampton, na Inglaterra.

Amizade
Abed Hathut, o guitarrista da Khalas e Kobi Farhi, 38 anos, vocalista da Orphaned Land, cresceram e ainda vivem em cidades etnicamente mistas - Farhi em Jaffa, perto de Tel Aviv; Hathut em Acre, Nordeste de Israel.

A dupla se encontrou em um estúdio de rádio há uma década e desde então construiu uma sólida amizade, que evoluiu para uma aliança musical contrapondo boicotes artísticos e promovendo em pequena escala o processo de paz que os extremistas ignoram.
 
Política e guerra
Nenhum deles jamais votou e ambos reivindicam o direito pela união em nome da arte.
"Eu não confio em políticos de qualquer posição. É um jogo sujo", diz Hathut, de 33 anos.

Farhi, de cabelos longos, barba e muitas tatuagens, garante:
"Eu nunca pude encontrar algum algoritmo para traduzir o que conheço da política. Eu ainda estou esperando. Enquanto líderes levam metade do ano apenas para negociar os termos para se sentar a uma mesa, e não ainda para discutirem os problemas, nós sentimos que estamos acima deles. Israelenses e árabes são irmãos de acordo com a História: ambos são descendentes de Abraão", lembra
 
Hathut, de cabeça raspada e cavanhaque, diz:
"No dia a dia, eu sinto que cada lado faz tudo para nos separar. Quando as pessoas ficam amedrontadas, é fácil controlá-las. O que fazemos e a nossa amizade são muito perigosas para esses líderes", alerta.
 
A dupla ainda tem uma resposta para a aparente questão impossível sobre como resolver o impasse político.

"Na verdade não é tão impossível. Algumas coisas deveriam acontecer. Primeiro, uma mudança em todo o sistema educacional. Em vez de começar a abastecer as crianças com armas de brinquedos quando têm 3 anos de idade, nós vamos começar apenas a ensinar-lhes sobre o valor da vida. Gostaria de levar as crianças israelenses a povoações árabes, e de levar crianças árabes para visitar as israelenses. Elas poderiam jogar futebol juntas, aprender sobre semelhanças no idioma delas, aprender História, o quanto iguais elas são. A segunda coisa é, entre milhões, precisamos de dois políticos cuja amizade seja similar à minha e à de Abed. E seríamos como pastores conduzindo as nações deles. E será uma geração em que tudo esteja estabilizado", insiste Farhi.

Ambos riem quando Hathut dá um sorriso irônico:
- Isso não vai acontecer.

As bandas
Khalas, também conhecida como a Orquestra de Rock Árabe, foi formada em 1998 e tem como inspiração as bandas AC/DC e Black Sabbath.
Orphaned Land, na estrada desde 1991, se apoiou no Metallica e tem sido descrita como "muito provavelmente a banda mais conhecida no Oriente Médio". Com informações de OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário