> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Atraso da Sesab impede realização de cirurgias bariátricas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ITABUNA-BA:Atraso da Sesab impede realização de cirurgias bariátricas

O atraso dos repasses da Secretaria da Saúde do Estado provocou a suspensão do agendamento e realização de cirurgias bariátricas pelo SUS em Itabuna. De acordo com o subprocurador-geral do Município, Marcos Conrado, a transferência dos recursos é responsabilidade da Sesab, que desde novembro de 2008 responde pelos procedimentos de média e alta complexidade na rede pública local.
Conrado afirma que a suspensão das cirurgias se deve unicamente à impontualidade no repasse dos recursos, que provêm do Governo Federal e são repassados pelo Fundo Estadual de Saúde. “Compete à Sesab assegurar a continuidade das ações e serviços de saúde de média e alta complexidade para a população de Itabuna e dos municípios referenciados”, afirma.
A Sesab autorizou, para 2011, por meio de convênio, a realização de dez cirurgias bariátricas por mês. As operações são oferecidas para vítimas de obesidade mórbida. Conrado diz que a administração municipal tem compromisso de viabilizar um tratamento adequado e de qualidade antes e depois do procedimento cirúrgico.
O procurador explica que, no processo, cabe ao Estado pagar pelas cirurgias, competindo ao município arcar com as despesas do atendimento ambulatorial.  Texto: Kleber Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário