> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 29 de julho de 2025

MEC autoriza renegociação de dívidas do Fies; veja com funciona

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro
Débitos serão revistos pelo agente financeiro do contrato até 31 de dezembro de 2026. Medida prevê até 180 parcelas mensais
- Foto: MEC
OGoverno Federal anunciou que estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) formalizados a partir de 2018 poderão renegociar as suas dívidas. Os beneficiários poderão solicitar a renegociação diretamente junto ao agente financeiro do contrato, de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.

A medida é voltada para estudantes que estejam inadimplentes há mais de 90 dias, contados até o dia 31 de julho de 2025. A nova regra prevê o parcelamento do saldo devedor em até 180 parcelas mensais, com valor mínimo de R$ 200 por parcela, e ainda garante desconto de 100% nos encargos moratórios, como juros e multas por atraso.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicou na última sexta-feira (25), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 64/2025 que estabelece as condições para a renegociação de dívidas. O objetivo é ajudar os estudantes que enfrentam dificuldades financeiras.

A resolução esclarece que a renegociação se aplica apenas ao saldo devedor do financiamento, não incluindo valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Os débitos com as instituições deverão ser negociados diretamente com cada instituição de ensino superior.

A renegociação ainda poderá se aplicar aos contratos cuja dívida tenha sido coberta pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), desde que estejam dentro das regras estabelecidas pelo próprio fundo. A formalização da renegociação será feita por meio de termo aditivo ao contrato original, com a concordância expressa do estudante e, se aplicável, de seus fiadores.

Em caso de inadimplemento das novas condições acordadas, os nomes dos estudantes e fiadores serão incluídos nos cadastros restritivos de crédito. Além disso, ficam suspensas até o fim de 2026 as solicitações para que o FG-Fies honre as dívidas inadimplidas.

AUMENTO DO TETO

Ex-jogador de basquete agride namorada com 60 socos em elevador

Homem foi preso em flagrante
bahia.ba/brasil
Imagem: Reprodução/Vídeo
Uma mulher, identificada como Juliana Garcia dos Santos, foi agredida com mais de 60 socos desferidos pelo próprio namorado, Igor Eduardo Pereira Cabral, dentro do elevador de um condomínio localizado no bairro de Ponta Negra, em Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

A vítima ficou com o rosto totalmente desfigurado após a agressão e precisou ser amparada pelos vizinhos. As imagens da violência, iniciada após uma discussão do casal, foram flagradas pela câmera de segurança do ascensor.

Igor Eduardo foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio no último sábado, 26, após o segurança do condomínio ter acionado a Polícia Militar (PM). Quando o elevador chegou no térreo o agressor, que é ex-jogador de basquete, foi contido pelos moradores e detido.

Já a vítima foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel, onde foi constatado que ela teve múltiplas fraturas no rosto e no maxilar. Segundo o g1 Rio Grande do Norte, ela vai ser submetida a uma cirurgia ainda esta semana.

O agressor passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio Grande do Norte. Em depoimento na delegacia, Igor Cabral alegou ter claustrofobia.

Saiba como denunciar casos de violência contra a mulher
Polícia Militar – telefone: 190. É quem atende as vítimas em situações emergenciais.
Polícia Civil – telefone: 181
Central de Atendimento à Mulher – telefone: 180.

Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. Uma publicação partilhada por bahia.ba (@bahia.ba)

ITABUNA-BA: Prefeito autoriza início do processo de licitação para obras do Mais Água III

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou no final da tarde desta segunda-feria, dia 28, data em que se comemora os 115 anos de emancipação política do município, a autorização para o início do processo de licitação das obras da 3ª etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, que vai beneficiar 12 bairros da zona norte. O ato aconteceu durante a inauguração da requalificação da Escola Castelo Branco, no Bairro Califórnia, um dos que será beneficiado.

O Projeto Mais Água para a Cidade III conta com aporte financeiro do Governo Federal no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), via Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 21.425.716,00 e contrapartida de R$ 3.016.431,11 do município. O novo sistema beneficiará os bairros Califórnia, Nova Califórnia, Fátima, João Soares, Parque Boa Vista, Santa Inês, Vila das Dores, Loteamentos Paraíso e Vitório Loup Soares e os condomínios residenciais Jardim América I e II, Vida Nova e Parque Verde.

O prefeito Augusto Castro destacou o montante de investimento para a implantação do Mais Água III. “Itabuna sempre sofreu com o fornecimento irregular de água. Recentemente, entregamos o Mais Água I e II que leva água todos os dias para quase 40 bairros das zonas oeste, sul e leste da cidade e agora é a vez do Califórnia e outras localidades desta região”, afirmou.

De acordo com o prefeito itabunense, os desafios são grandes e a vontade de enfrentar são ainda maiores. “Estamos vencendo o problema do abastecimento de água, que durava pelo menos 40 anos. Mas, existe a questão do esgotamento sanitário da cidade e a revitalização do Rio Cachoeira. Com fé em Deus e muito trabalho, vamos buscar meios, seja através do Governo Federal ou da iniciativa privada, pois, investir em saneamento básico é investir em saúde”, assegurou Augusto Castro.

O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, disse que o próximo passo será a publicação do Aviso do Edital de Licitação, que será realizado pela Secretaria de Gestão e Inovação do município. “Já o acompanhamento da obra ficará por conta da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da EMASA. Todos estamos empenhados em fazer o processo acontecer para entregar o Mais Água III, dentro do prazo”, afirmou.

Trabalho de pedreiro não dá direito a adicional de insalubridade, diz juiz

Para ser considerado insalubre, contato com cimento deve se dar na fase de grandes poeiras da construção
Freepik
O manuseio de cimento não é considerado insalubre nas atividades da construção civil, como a de pedreiro. Com esse entendimento, o juiz substituto José Augusto de Almeida Prado Ferreira de Castilho, da 1ª Vara do Trabalho de Jaú (SP), negou o pedido de pagamento de adicional de insalubridade feito por um trabalhador.

O homem ajuizou a ação contra seu contratante e contra o município de Jaú. Ele alegou que seu contrato de trabalho tinha diversas irregularidades, além de ter sido registrado como trabalhador de manutenção em sua carteira, embora tenha sido contratado para exercer a função de pedreiro.

O profissional pediu a correção do registro, com o pagamento das verbas correspondentes, além de adicional de insalubridade. O primeiro pedido foi deferido, pois o juiz considerou que a retificação era devida. Assim, a empresa contratante foi condenada a fazer a correção.

No entanto, segundo o julgador, uma atividade profissional só é considerada insalubre se for reconhecida como tal pela Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho. E, de acordo com a NR-15, para o contato com cimento ser considerado uma atividade insalubre, é preciso que ele se dê na fase das grandes poeiras. “No entender deste juízo, não há fase de grandes poeiras no manuseio de cimento empregado na construção civil”, escreveu o juiz.

Febre oropouche avança e preocupa autoridades de saúde no Brasil

Fiocruz / Divulgação
O avanço da febre oropouche em regiões fora da Amazônia tem gerado alerta nacional. Com 11.805 casos registrados em 2024, a doença já alcançou 18 estados e o Distrito Federal. O Espírito Santo é o estado mais afetado, com 6.318 notificações confirmadas. Até o momento, cinco mortes foram oficialmente registradas e outras duas seguem em investigação.

Transmitida pelo mosquito maruim, a febre oropouche provoca sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, cansaço e, em alguns casos, vômitos. As gestantes fazem parte do grupo mais vulnerável, com risco aumentado de complicações, incluindo malformações e morte fetal.

O mosquito vetor se prolifera em locais úmidos e com presença de matéria orgânica, como áreas agrícolas e zonas periurbanas. Especialistas apontam que regiões de transição entre florestas e áreas habitadas, como plantações de banana, são especialmente favoráveis para a reprodução do inseto.

Pesquisas recentes identificaram uma nova linhagem do vírus, originada no Amazonas, que teria se espalhado a partir de regiões desmatadas no Norte do país. Estima-se que fatores climáticos, principalmente a atuação do fenômeno El Niño, contribuíram em cerca de 60% para a disseminação da doença em 2024.

Diante do cenário, o Ministério da Saúde intensificou o monitoramento epidemiológico, promove visitas técnicas aos estados afetados, avalia o uso de inseticidas e reforça as campanhas de orientação à população com foco em medidas preventivas, como evitar acúmulo de lixo e manter terrenos limpos e secos.

ITABUNA-BA: Prefeitura convoca mais 11 aprovados no Processo Seletivo da Secretaria da Educação

A Prefeitura de Itabuna fez a convocação de 11 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado do Edital n° 02/2025 estabelecendo prazo de três dias, a partir da publicação no Diário Oficial do Município da a sexta-feira passada, dia 25, para que os profissionais se apresentem ao Departamento de Acompanhamento a Gestão (DAG), da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Francisco Silva Rocha, 100, Centro.

Os convocados devem apresentar documentos originais e fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência atual, comprovante de quitação eleitoral, Certidão do INSS, Certidão Previdenciária do Estado da Bahia, cópia e original da Carteira de Trabalho com número de inscrição no PIS ou PASEP, comprovantes referentes aos requisitos do cargo. Dos homens, também será exigido Certificado de Reservista ou Dispensa do Serviço Militar.

Após a lotação nos cargos, os profissionais terão prazo de dez dias úteis para a entrega do Atestado de Saúde Ocupacional. O não comparecimento no prazo estipulado será interpretado como desistência tácita, implicando na desclassificação do candidato e na convocação de novos aprovados. Link: https://encurtador.com.br/3ou28

INSS afasta 4 servidores por suposta ligação com descontos ilegais

Previsão é de que os suspeitos fiquem 60 dias fora do serviço
Agência Brasil
Foto: JB Azevedo/Flickr INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afastou quatro servidores técnicos sob a justificativa de “preservar o interesse público e evitar possíveis prejuízos irreparáveis à administração”. O afastamento está relacionado à Operação Sem Desconto, que investiga descontos irregulares feitos por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas.

De acordo com a portaria divulgada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União, o afastamento não implicará prejuízo à remuneração dos servidores. A previsão é que o período dure, inicialmente, 60 dias, podendo ser prorrogado “conforme necessidade e justificativa fundamentada”.

INSS realiza afastamento cautelar dos servidores
O INSS informa que o afastamento dos servidores, porém, se deve ao fato de o processo administrativo disciplinar (PAD) conduzido pela Controladoria Geral da União (CGU) ainda não ter sido concluído – e em função de o prazo de afastamento cautelar dos servidores previsto no PAD já ter se encerrado.

Ademais, os servidores técnicos do Seguro Social afastados são Geovani Batista Spiecker, Reinaldo Carlos Barroso de Almeida, Vanderlei Barbosa dos Santos, e Jucimar Fonseca da Silva.

Operação sem Desconto
A Operação sem Desconto foi deflagrada em abril pela CGU e pela PF, com o objetivo de apurar o desconto irregular aplicado por entidades associativas em benefícios recebidos por aposentados e pensionistas do INSS.

A fraude já vinha sendo denunciada por alguns segurados que alegavam não ter autorizado o desconto.

Diante da situação, contudo, o governo federal abriu a possibilidade de os beneficiários anteciparem o reembolso dos descontos irregulares, por meio de um acordo. Dessa forma, o desconto seria devolvido aos aposentados e pensionistas, desde que assumissem o compromisso de não entrar com ação contra o governo.

Quem pode aderir?
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber.

A adesão, no entanto, ocorre pelo aplicativo ou site Meu INSS e pelas Agências dos Correios.

A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;Clique em “Enviar” e pronto.

Como funciona o processo até a adesão ao acordo
O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

Bahia emite mais de 1 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional

Foto: Divulgação
A Bahia já contabiliza 1,03 milhão de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) até o dia 23 de julho. O número representa 6,99% da população do estado. Em todo o Brasil, mais de 30 milhões de cidadãos já solicitaram o novo documento, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Via BN

A primeira via da CIN é gratuita e adota um padrão único de identificação válido em todo o território nacional. A biometria coletada será utilizada como base para a concessão e renovação de benefícios da seguridade social.

No estado, 572,2 mil documentos foram emitidos para pessoas do sexo feminino (55,11%) e 466 mil para o sexo masculino (44,88%). A média diária de emissões é de 924, sendo que apenas no mês de julho foram contabilizados mais de 25,9 mil registros.

A emissão da primeira via da CIN é gratuita e pode ser feita em todos os estados. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.

A maior parte das emissões na Bahia foi feita por pessoas entre 15 e 19 anos, que somam 123 mil registros (11,85% do total). Em seguida, aparece a faixa etária de 40 a 44 anos, com 86,4 mil documentos emitidos (8,32%).

Do total de emissões realizadas até 23 de julho no país, 493 mil foram para pessoas com deficiência. Na Bahia, esse número chega a 18.669. Dentre elas, 7,9 mil são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (37,87%), 4,7 mil com deficiência intelectual (22,46%), 4,3 mil com deficiência física (20,83%), 2,2 mil com deficiência visual (10,95%) e 1,6 mil com deficiência auditiva (7,89%).

PND: MEC adia prazo de inscrição e pagamento da Prova Nacional Docente vai até 1º/8

Período foi estendido para contemplar a ampliação do prazo de inscrições, que termina quarta-feira (30). Aplicação das provas ocorrerá em 26/10. Exame vai auxiliar na seleção de professores por redes de ensino
Foto: Divulgação/MEC
Participantes inscritos na Prova Nacional Docente (PND) não isentos têm até sexta-feira, 1º de agosto, para pagar a taxa de inscrição. O objetivo do exame é auxiliar na seleção de professores por redes estaduais e municipais de ensino e pode ser utilizada como etapa única ou complementar de concursos e seleções.  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

As inscrições para a prova terminam na quarta-feira (30) e devem ser realizadas pelo Sistema PND. A data de aplicação permanece no dia 26 de outubro. A edição de 2025 do exame teve adesão de 22 unidades da Federação e 1.508 municípios de todas as regiões do país, dos quais 18 são capitais.
Confira o novo cronograma da PND:
Os estudantes habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas) 2025 por suas instituições de ensino devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição.

Também podem realizar a PND todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelas unidades da Federação e pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de admissão.

PND – A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Com aposta baiana, Lotofácil tem 10 acertadores

A aposta baiana que acertou a Lotofácil foi feita em Camaçari, e garantiu R$ 326.128,72 de premiação nesta segunda
Foto: Caixa
A Lotofácil desta segunda-feira (28), teve 10 acertadores, incluindo uma feita na Bahia, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana (RMS). Cada aposta receberá R$ 326.128,72 de premiação. A Quina também teve sorteio e não teve acertadores.

Veja os números sorteados:
Lotofácil - 3454 | 02 - 03 - 04 - 07 - 09 - 10 - 11 - 13 - 14 - 15 - 17 - 18 - 20 - 22 - 24
Quina - 6785 | 16 - 23 - 38 - 40 - 65

Com os resultados desta segunda-feira, a Quina tem premiação acumulada em R$ 6 milhões.

A Lotofácil e a Quina possuem sorteios diários e as apostas mínimas custam R$ 3,50 e R$ 3, respectivamente. As apostas podem ser feitas até às 19h de cada dia, em casas lotéricas conveniadas à Caixa, ou pela internet.

Bahia busca atacante para disputar vaga com Pulga e Ademir

Tricolor busca reforço para o setor ofensivo e quer nome que chegue para brigar por titularidade
Rodrigo Fernandes - bahia.ba/esporte
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Mesmo sem movimentações públicas recentes, o Bahia está atento ao mercado e trabalha para reforçar o elenco durante a atual janela de transferências, que segue aberta até 2 de setembro. O foco do clube é a contratação de um atacante de velocidade que atue pelos lados do campo e chegue para brigar diretamente por vaga no time titular.

A informação foi confirmada pelo técnico Rogério Ceni após a triunfo por 3 a 0 sobre o Juventude, no último domingo (27), na Arena Fonte Nova.

Segundo o treinador, o setor ofensivo carece de mais opções, especialmente para equilibrar a disputa com os atuais titulares.

“Na frente, a gente sabe que precisa de uma peça. Cadu [Santoro] tem tentado. Tem que ser um jogador que possa acrescentar, brigar com Pulga e com Ademir, no mínimo em igualdade. Tudo está caro, então tem que ser um jogador que chegue para somar, principalmente do lado do Pulga. A gente sente um pouco de falta”, afirmou Ceni.

Especulações e características buscadas
Nos bastidores, o Bahia já teve seu nome vinculado a possíveis alvos como Tomás Conechny e Léo Scienza, mas as tratativas não avançaram.

A diretoria segue em busca de um perfil específico: atleta que atue pelas pontas, com velocidade e capacidade de desequilíbrio no um contra um — qualidades fundamentais no estilo de jogo adotado pela equipe.

A prioridade é trazer um jogador que possa competir em pé de igualdade com Erick Pulga e Ademir, atuais destaques no quesito assistências.

Números de Pulga e Ademir

Mais dois policiais são presos por suspeita de estuprar mulher indígena no Amazonas

No total, seis agentes são investigados por abuso sexual contra mulher da etnia Kokama mantida em cela com homens
SBT News, Patrícia de Paula
Mulher acolhida pelo MPAM | Divulgação/ MPAM
Dois policiais militares foram presos no Amazonas suspeitos de estuprar uma mulher indígena da etnia Kokama enquanto ela estava detida, de forma irregular, na delegacia de Santo Antônio do Içá, no interior do estado.

As prisões ocorreram após pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que apontou risco à ordem pública, à integridade da vítima, à instrução penal e possibilidade de reiteração dos crimes.

No total, seis agentes de segurança são investigados. Três PMs e um guarda municipal foram presos no sábado (26), e outros dois policiais foram detidos posteriormente.

Os abusos teriam ocorrido entre novembro de 2022 e agosto de 2023, período em que a vítima ficou custodiada sem acesso a cela feminina, dividindo o espaço com presos do sexo masculino.

Segundo a denúncia, os estupros ocorriam durante a noite, em diferentes áreas da delegacia, como cela, cozinha e sala de armamentos.

Na época, a mulher ainda se recuperava do parto e amamentava o filho recém-nascido, que estava com ela na cela e presenciou os abusos.

Vasco confirma lesão de Léo Jardim após expulsão polêmica

Goleiro sofreu contusão na bacia e hematomas musculares no jogo contra o Internacional
Por Galaticos Online
O Vasco da Gama divulgou nesta segunda-feira (28) que o goleiro Léo Jardim sofreu uma contusão por trauma na região da bacia, além de hematomas musculares profundos. A lesão ocorreu durante a partida contra o Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro, e foi confirmada após exames realizados no departamento médico do clube. O diagnóstico reforça a gravidade do impacto sofrido pelo atleta durante o jogo.
A situação chamou ainda mais atenção por conta da expulsão polêmica de Léo Jardim. O goleiro recebeu o primeiro cartão amarelo por retardar a reposição de bola e, posteriormente, foi advertido novamente por permanecer caído no gramado enquanto pedia atendimento médico, o que resultou em sua expulsão. O lance gerou protestos por parte da equipe carioca, que ficou com um jogador a menos nos minutos finais da partida.

Logo após a saída de Léo Jardim, o Internacional conseguiu o gol de empate, o que aumentou a indignação do Vasco com a decisão da arbitragem. A confirmação da lesão do goleiro adiciona um novo elemento à polêmica, já que o clube sustenta que o jogador realmente precisava de atendimento e não estava apenas ganhando tempo, como entendeu o árbitro da partida.

Lula diz que quer deixar divergência de lado e negociar tarifaço com Trump

Presidente fala sobre a importância do Brasil e diz que pretende conversar com o presidente norte-americano com tranquilidade
Lula busca solução diplomática para evitar tarifas dos EUA | Reprodução/Reuters
Gabriela Vieira - SBT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que espera que o presidente norte-americano, Donald Trump, reflita sobre a importância do Brasil e deixe de lado possíveis divergências para negociar com o Brasil a respeito da taxação de 50% sobre os produtos brasileiros.

"Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil e resolva fazer o que aquilo no mundo civilizado a gente faz. Tem divergência? Tem. Coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver, e não de forma abrupta, individual, decidir que vai taxar o Brasil em 50%", disse Lula.

O discurso foi feito nesta segunda-feira (28) durante a cerimônia de inauguração da usina a gás natural, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, Lula também disse que a taxação de Trump é culpa do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "O filho do coisa [Jair Bolsonaro], que é deputado federal, de forma sem vergonha, deixou a Câmara dos Deputados, foi para os EUA pedir ao Trump pra fazer uma taxação para não deixar o seu pai preso", afirmou.

"Ou seja, os caras que faziam campanha embrulhados na bandeira nacional, Brasil acima de tudo, mas primeiro os Estados Unidos", acrescentou o presidente.

Lula disse ainda que o Brasil quer negociar com muita tranquilidade e que o interesse do país é "fazer negócio". A tarifa de 50% para os produtos brasileiros começa a ser aplicada no dia 1º de agosto.

Funkeiro famoso dono de hit nas redes sociais morre após contrair bactéria rara

Leandro ganhou projeção nacional nos anos 2000 ao lado da cantora Maysa
Reprodução
O cantor Leandro Rogério, conhecido artisticamente como Leandro Abusado, morreu nesta segunda-feira (28), aos 40 anos, vítima da Síndrome de Fournier — uma infecção bacteriana rara e agressiva que atinge os tecidos moles da região entre o ânus e os órgãos genitais. O artista estava internado no Posto de Assistência Médica (PAM) de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro.  Gabriel Moura - Alô Alô Bahia

Leandro ganhou projeção nacional nos anos 2000 ao lado da cantora Maysa, com quem formou o grupo “Leandro e As Abusadas”. A dupla se apresentou nos bailes promovidos pela Furacão 2000 e percorreu diversas cidades do país. Mais recentemente, o funkeiro voltou a ter destaque nas redes sociais como um dos compositores do hit “Aqui no baile do Egito”, que viralizou especialmente no TikTok.

Em março deste ano, já hospitalizado, Leandro gravou um vídeo para informar seus seguidores sobre o quadro de saúde. Visivelmente debilitado e com peso visivelmente reduzido, ele relatou que permaneceu duas semanas com inchaço nas partes íntimas antes de buscar atendimento médico.

“Isso tudo é causado por uma bactéria que penetra pela pele e se espalha pelo corpo. Se não se tratar e se cuidar, vai inchar tudo e a bactéria vai comer os pedaços de carne. Foi o que aconteceu comigo, minhas partes íntimas começaram a inchar, eu não sabia o que era, fiquei convivendo com isso duas semanas, e na segunda vi que estava saindo um cheiro estranho. Fui ao hospital e já estava com algumas partes necrosadas”, contou na ocasião.

ITABUNA-BA: Prefeitura entrega a reforma e ampliação da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

Com a participação de alunos, pais, professores e muitas crianças, o prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhado do secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, e demais secretários municipais, presidente da EMASA, Ivan Maia, e da diretora da unidade escolar professora Fernanda Branco, fez a entrega no final da tarde desta segunda-feira, dia 28, Dia da Cidade, da reforma e ampliação da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Califórnia.

Esta é a unidade 53º de 114 escolas municipais que passou por reforma e ampliação na gestão do prefeito Augusto Castro que lembrou a situação das escolas da Rede Municipal de Ensino ao assumir o primeiro mandato em 2021, depois da pandemia da Covid-19., quando permaneceram fechadas por longo tempo. “Quero agradecer a Deus este momento de forma especial e recordar que esta escola tem mais de 50 anos sem que tenham sido feitos investimentos na sua manutenção e conservação”, disse.

“Vamos oferecer um novo espaço de ensino, cultura e de lazer para as crianças e adolescentes que aqui estudam. Por isso, desejo saudar os professores e a diretora Fernanda Branco, ao secretário Rosivaldo Pinheiro, e as crianças. Sabemos que precisamos avançar, sei de minha responsabilidade e angústia para buscar recursos e requalificar as unidades escolares remanescentes. Esta escola tem grande simbolismo para o Califórnia que é o bairro que conta com a maior população da cdade”, discursou.

Para o prefeito, “não adianta entregar equipamento bonito se não tiver acolhimento e atenção do professor e aqui temos isso, sim. Por isso, digo que estamos aqui para cuidar das crianças e adolescentes e de vocês moradores do Califórnia. Hoje é Dia da Cidade, que faz 115 anos, e estamos aqui com representantes do Poder Legislativo, cujos vereadores têm apoiado as ações da Prefeitura na melhoria da Educação. Também quero saudar os ex-secretários Janaína Araújo, Júnior Brandão e Adriana Tumissa que deram sua contribuição”, declarou.

Lula lança programa para impulsionar exportações de Micro e Pequenas Empresas

Sancionada nesta segunda-feira (28), lei que cria o Acredita Exportação possibilita a MPEs ressarcir impostos que incidem na cadeia de bens industriais destinados ao mercado externo
Agência Gov | Via Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 28 de julho, o projeto de lei Complementar nº 167/2024, que cria o Programa Acredita Exportação. A iniciativa tem como foco ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs) por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, salientou a importância da medida. “O projeto vem ao encontro do que o presidente Lula defende, que é livre comércio, multilateralismo, integrar a nossa economia no comércio internacional”, disse Alckmin, lembrando que a proposta de lei apresentada pelo Governo Federal foi aprovada por unanimidade pelo Congresso. A medida antecipa efeitos da reforma tributária, contribui para a redução do custo nas exportações e amplia a competitividade das MPEs no mercado internacional.

Alckmin destacou que o país registrou recorde em exportações no ano passado. “O Brasil exportou 337 bilhões de dólares. Foram 28.847 empresas exportadoras. As micro e pequenas corresponderam a quase 40% desse total. Dá quase 12 mil empresas, 11.500 micro e pequenas empresas. Mas representam, em valor, 0,8%. É pouco. Leia mais na agenciagov

CBF confirma uso de tecnologia de impedimento semiautomático no Brasileirão a partir de 2026

Ferramenta será implantada nas Séries A e B após aprovação unânime dos clubes da elite
Por Redação Galáticos Online
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comunicou aos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que, a partir de 2026, o impedimento semiautomático será utilizado nas Séries A e B da competição nacional. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada nesta sexta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, com representantes das 20 equipes da elite do futebol brasileiro. A decisão teve aprovação unânime entre os dirigentes presentes.

A nova tecnologia promete reduzir significativamente o tempo de análise dos lances de impedimento pelo VAR, promovendo mais agilidade e precisão nas partidas. A CBF já vinha estudando a implementação do recurso, inspirado em modelos utilizados em grandes torneios internacionais como a Copa do Mundo do Catar, a Champions League e o Mundial de Clubes.

Apesar da confirmação para as duas principais divisões do Campeonato Brasileiro, ainda não há previsão de uso da ferramenta em outras competições nacionais organizadas pela entidade.

Réu em trama golpista, coronel diz que reunião de kids pretos era um encontro de amigos

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo
O coronel Bernardo Romão Correa Neto, réu da trama golpista que teria tentado manter Jair Bolsonaro (PL) no poder, declarou, nesta segunda-feira (28), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a suposta reunião em que tinha sido planejada ações contra adversários do ex-presidente era, na verdade, uma confraternização entre amigos da mesma especialidade militar.

“O que houve, na verdade, foi um encontro de amigos das Forças Especiais. Não houve organização. Esses encontros ocorrem espontaneamente quando há várias pessoas reunidas numa guarnição”, declarou o militar.

Ele negou qualquer envolvimento com um possível golpe, ruptura de instituição ou uma execução de autoridades que confrontariam o possível golpe.

O coronel afirmou que estava em Brasília em cumprimento de uma missão no mesmo dia, 28 de novembro de 2022, que ocorreu a reunião golpista.

EUA ordena destruição de anticoncepcionais destinados a países pobres

Reprodução/Christopher Furlong/ REUTERS
O governo dos Estados Unidos ordenou a destruição de um lote de anticoncepcionais avaliado em US$ 9,7 milhões (cerca de R$ 54,2 milhões), que seriam enviados a países de baixa renda. A medida, revelada pelo jornal The Guardian em 18 de julho, provocou forte reação de ONGs, entidades feministas, parlamentares e diplomatas, que acusam Washington de coerção reprodutiva e desperdício de recursos essenciais à saúde feminina. Antonio Dilson Neto / Redação Alô Alô Bahia

Os contraceptivos, principalmente DIUs e implantes hormonais, estavam armazenados em Geel, na Bélgica, e devem ser incinerados até o fim de julho, na França. Segundo documentos internos, os produtos têm validade entre abril de 2027 e setembro de 2031, o que contraria a alegação de vencimento apresentada pelo governo.

Os itens foram adquiridos pela USAID durante o governo de Joe Biden e seriam distribuídos a mulheres, especialmente na África Subsaariana. A destruição, no entanto, se baseia na Política da Cidade do México, diretriz reinstaurada por Donald Trump e mantida em 2025, que proíbe financiamento de ONGs que promovam ou realizem o aborto, mesmo que os anticoncepcionais não sejam abortivos.

O custo estimado da incineração é de US$ 167 mil (R$ 934 mil).

Reações
ONGs como a MSI Reproductive Choices e a Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF) se ofereceram para reembalar e distribuir os contraceptivos sem custos, mas suas propostas foram rejeitadas. A IPPF classificou a decisão como “coerção reprodutiva intencional”.

Nos EUA, os senadores democratas Jeanne Shaheen e Brian Schatz apresentaram um projeto de lei para impedir a destruição. Enquanto isso, o governo da Bélgica busca alternativas diplomáticas para evitar a incineração e encontrar novos destinos para os materiais.

França pressionada a não ser “cúmplice”
Na França, onde a incineração está programada, o governo de Emmanuel Macron sofre pressão de ativistas e políticos. A presidente do Planning Familial, Sarah Durocher, criticou a cumplicidade francesa com a política americana. “Um governo que inscreve com orgulho o direito ao aborto na Constituição deve também proteger a contracepção e os direitos das meninas além de suas fronteiras”, declarou.

A presidência francesa foi procurada pela agência AFP, mas não se pronunciou até o momento.

Ciclone deixa mais de 340 mil sem luz no Rio Grande do Sul

Por Carlos Villela | Folhapress
Foto: Climatempo
A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul deixou 346 mil pessoas sem luz na região metropolitana de Porto Alegre e no litoral norte até o fim da tarde desta segunda-feira (28).

Parte do Rio Grande do Sul esteve sob alerta laranja e vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ao longo do dia, com ventos que superaram 100 km/h.

Em Porto Alegre, o vento marcou 105 km/h nas proximidades do Clube dos Jangadeiros, na zona sul, e 64 km/h nas proximidades do aeroporto Salgado Filho. Em Canguçu, no sul do estado, o vento marcou 102 km/h.

De acordo com a concessionária de energia CEEE Equatorial, responsável pelo serviço, as cidades mais afetadas são Porto Alegre, Viamão, Capão da Canoa e Osório.

Em Capão da Canoa, o vento quebrou vidros de apartamentos próximos ao mar. Segundo a Defesa Civil municipal, parte da estrutura de um prédio em construção caiu sobre uma casa.

Em Tramandaí, também no litoral norte, o mar avançou sobre parte da costa. No município vizinho de Imbé, um poste caiu sobre a ponte que liga as duas cidades.

Postes também foram derrubados pelas rajadas de vento em Capivari do Sul, Cerro Grande do Sul e Tavares.

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto

Planos deverão aderir voluntariamente. Meta inicial é converter R$ 750 milhões de dívidas de ressarcimento em consultas, exames e cirurgias em áreas estratégicas para a saúde pública
Agência Gov | Via Ministério da Saúde
Ricardo Stuckert/PR
A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo o Brasil. A expectativa é que, neste primeiro momento, R$ 750 milhões em dívidas de ressarcimento ao SUS adquiridas pelas operadoras sejam convertidas em mais consultas, exames e cirurgias com foco em áreas estratégicas e conforme a demanda apresentada pelos estados.

A medida, que faz parte do programaAgora Tem Especialistas, visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. A portaria que viabiliza a troca de dívida de ressarcimento ao SUS por atendimento foi apresentada, nesta segunda-feira (28/7), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla de Figueiredo Soares.

São ações do Agora Tem Especialistas voltadas à mobilização da estrutura de saúde privada para aumentar a capacidade de atendimento da rede pública. Para isso, o governo federal possibilitará aos planos de saúde converterem em serviços especializados as dívidas que têm com o SUS. Elas ocorrem quando não são ressarcidos valores referentes a procedimentos realizados pela rede pública e não pelos planos contratados. Leia tudo na agenciagov

ITABUNA-BA: Prefeito autoriza obras do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência

O prefeito Augusto Castro (PSD) autorizou e Itabuna vai ganhar novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) para atender crianças e adolescentes que necessitam de cuidados intensivos em saúde mental. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a partir da nova unidade será possível melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos pacientes com TEA, TDAH e TOD.

“Com o reconhecimento precoce e o tratamento adequado vamos melhorar o desenvolvimento e bem-estar da pessoa com esses transtornos”, disse a secretária. Ela explicou que há direitos garantidos por lei para pessoas com acesso à saúde, educação e outros serviços. “Já temos um CAPs Infantil e Adolescente no Jardim Vitória, mas estamos ampliando os serviços para a população”, acrescentou.

A seguir disse que o significado de cada uma das letrinhas: TEA (Transtorno do Espectro Autista), envolve dificuldades na comunicação e interação social;.TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é característica de desatenção, impulsividade e hiperatividade, enquanto TOD (Transtorno Opositor Desafiador) é marcado por padrões de comportamento desobediente.

Ao saudar os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e as pessoas presentes à solenidade simples no canteiro do CAPs IA, na Rua Laurinda Fontes, no Pontalzinho, o prefeito Augusto Castro (PSD) disse que desde sua primeira gestão, iniciada em 2021, tem investido na saúde.

“Aqui era um terreno da União e conseguimos viabilizar a cessão ao município com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). É uma excelente localização, no centro da cidade, e garantimos os recursos com o Governo Federal no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),” informou o prefeito Augusto Castro. “Por isso, o nosso agradecimento ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e aos nossos técnicos,” completou.

Inscrições abertas até 1º de agosto para curso gratuito de design de moda voltado ao público LGBTQIA+ em Feira de Santana

Qualificação profissional na criação e confecção de figurinos e adereços com técnicas de design, modelagem e costura abre vagas.
O projeto Ponto da Moda inicia suas atividades em Feira de Santana, na Bahia, com o objetivo de qualificar participantes em design de moda. O curso oferece aulas teóricas e práticas, buscando revelar novos talentos, impulsionar negócios e preparar jovens para o mercado de trabalho.

Esse projeto teve início em 2019, com a inauguração da sua primeira unidade na capital paulista, na região de Pinheiros. Desde então, a iniciativa tem se expandido de forma contínua, alcançando, até o final de 2022, unidades em 8 municípios distribuídos por 5 estados brasileiros.

Essa trajetória de crescimento tem sido possível graças a parcerias estratégicas e ao compromisso com a excelência na formação dos participantes. Ano após ano, temos ampliado nossa presença e fortalecido nosso impacto social.

Os resultados são notáveis: egressos do projeto vêm se destacando no universo da moda e no setor têxtil, com participações em reality shows, editoriais de revistas europeias, desenvolvimento de novos negócios e conquistas como bolsas integrais em renomadas faculdades de moda do Brasil.

Mais do que formar profissionais, o Ponto da Moda tem gerado oportunidades reais para centenas de jovens de famílias de baixa renda. Por meio de uma formação 100% gratuita, voltada à geração de renda e à inserção no mercado de trabalho, temos contribuído para a transformação de vidas e a quebra de paradigmas sociais.

Com 196 horas de carga horária, distribuídas ao longo de quatro meses, o curso livre contará com quatro encontros semanais de três horas cada. As pessoas matriculadas terão acesso a equipamentos como máquinas de costura, mesas de corte e armários, além de materiais essenciais para o aprendizado, como tecidos e aviamentos. Entre os conteúdos abordados estão Design de Moda, Criação, Sustentabilidade, Modelagem, Costura e Acabamento.

As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (28/6), Dia do Orgulho, até 01 de agosto pelo link, com entrevistas marcadas para os dias 06 e 07 de Agosto. A lista de selecionados será divulgada no dia 08 de Agosto e as aulas terão início no dia 11 de Agosto. O curso é voltado para pessoas LGBIQIA+ de 16 a 24 anos e as vagas são limitadas.

A iniciativa tem patrocínio da Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, e conta com a parceria da Prefeitura de Feira de Santana, e realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“A Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o Ponto da Moda, que impulsionam o potencial de novos talentos e criam oportunidades concretas para que os jovens ingressem no mercado de trabalho ou desenvolvam novos negócios. É um investimento no presente, para criar novas possibilidades de futuro”, afirma Camila Valverde, Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal.

Segundo Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, ao apoiar projetos como este a empresa reforça seu compromisso com grupos em situação de vulnerabilidade nas comunidades do seu entorno.

General nega envolvimento em trama golpista e diz que reunião com Bolsonaro foi ‘monólogo de desabafo’

Reprodução/EFE
O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira negou nesta segunda-feira (28) qualquer envolvimento com a tentativa de golpe investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante interrogatório como réu no chamado núcleo 3 da trama golpista, o militar afirmou que sua reunião com o então presidente Jair Bolsonaro, em dezembro de 2022, foi apenas um encontro informal no qual Bolsonaro teria feito um “desabafo” após a derrota nas eleições.  Antonio Dilson Neto, com informações da Agência Brasil

O general é um dos dez acusados de integrar o núcleo que teria promovido ações de campo e tentativas de convencer o alto comando das Forças Armadas a aderir ao plano golpista. A acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) se baseia em mensagens trocadas entre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o também tenente-coronel Bernardo Romão Correa Neto. Em um dos diálogos, Cid diz que Teóphilo “quer fazer, desde que o PR assine”.

A PGR sustenta que a frase sugere que o general teria se colocado à disposição para uma eventual tomada de poder, após o encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada, no dia 9 de dezembro de 2022.

Durante o depoimento ao STF, Teóphilo reafirmou a versão que já havia dado à Polícia Federal: negou qualquer articulação golpista, disse que o encontro com Bolsonaro foi “um monólogo” e que não recebeu nenhuma proposta ou documento de teor inconstitucional. “Não me foi apresentado qualquer documento nem me foi proposto nenhuma coisa ilegal ou inconstitucional, de forma que eu pudesse aderir ou não, enfatizo isso aqui”, declarou.

O general também mencionou o depoimento do então comandante do Exército, Freire Gomes, que teria lhe pedido para substituir sua presença na reunião com Bolsonaro, pois não estava em Brasília naquele momento. Segundo Teóphilo, o próprio Freire Gomes seria contrário ao golpe e “jamais mandaria alguém que pudesse acirrar os ânimos”.

Dez réus sob julgamento

BUERAREMA-BA: Prefeitura conclui serviço de patrolamento e encascalhamento na Região dos Perinos

Ação  prioriza a valorização e o cuidado com as comunidades rurais
A Prefeitura de Buerarema finalizou neste domingo (27) mais uma importante ação voltada à zona rural: o serviço de patrolamento e encascalhamento na Região dos Perinos, beneficiando aproximadamente 3 km de estrada.

A iniciativa visa melhorar a trafegabilidade, garantir mais segurança no deslocamento de moradores e facilitar o escoamento da produção local. O trabalho faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela gestão municipal, que tem buscado priorizar a valorização e o cuidado com as comunidades rurais. Além da manutenção das estradas vicinais, a gestão tem realizado mutirões de saúde, otimizado o transporte escolar e executado obra de pavimentação de via — reforçando o compromisso com uma infraestrutura de qualidade para todos.

O prefeito Gel da Famácia fala da comunidade rural sempre com muita emoção, e faz questão de destacar que essa é a sua origem. “Sou filho de trabalhador rural, vivi minha infância na roça e, assim como outros moradores da zona rural, precisei caminhar 6 km todos os dias para estudar. Por isso, não vou medir esforços para levar políticas públicas que melhorem verdadeiramente a vida dessas pessoas. Eles merecem respeito, dignidade e atenção contínua do poder público", afirmou o prefeito Gel da Farmácia.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Jorge: Tartaruga baiana volta ao mar após 40 anos em cativeiro

Tartaruga baiana, Jorge passou 40 anos em um cativeiro na Argentina
Por Juana Castro - Via AratuOn
 Foto: Divulgação
Jorge, uma tartaruga baiana da espécie cabeçuda, voltou a ganhar os holofotes após ser vista na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, quase três meses depois de sua soltura no litoral da Argentina. O animal passou quatro décadas em cativeiro e se tornou símbolo da preservação marinha.

Nascida na costa da Bahia nos anos 1960, a tartaruga baiana foi capturada acidentalmente em 1984 por uma rede de pesca em Bahía Blanca, na Argentina. Ferida, foi levada ao aquário de Mendoza, onde permaneceu até 2022.

“A decisão de devolvê-la ao mar foi tomada em 2022. Foram necessários três anos de readaptação”, explicou Laura Prosdocime, do Museu Argentino de Ciências Naturais (MACN-CONICET), ao G1 Rio de Janeiro.

Monitoramento de Jorge, a tartaruga baiana, via satélite
Em abril de 2024, Jorge foi finalmente solto em Mar del Plata. Monitorada por satélite, a tartaruga baiana surpreendeu pesquisadores ao desviar da rota esperada rumo à Bahia e entrar na Baía de Guanabara.

Sesegundo Suzana Guimarães, coordenadora-geral do Projeto Aruanã - que atua na conservação das tartarugas marinhas -, o animal passou pelo Uruguai e começou a rumar para a Bahia, mas surpreendeu ao chegar na região da Ilha do Governador.

Jorge, tartaruga baiana, ganhou fama entre pescadores
Foto: Mauro V. Rizzi/La Nacion/GDA
A presença do animal chamou atenção de pescadores locais. Eles foram orientados a comunicar imediatamente o projeto em caso de avistamento.

Tartaruga baiana Jorge é exemplo de preservação
Ainda de acordo com Suzana, Jorge é considerado um caso raro de reintrodução bem-sucedida. Pesquisadores usam sua trajetória para estudar padrões migratórios, áreas de alimentação e os riscos enfrentados por tartarugas marinhas.

"Se conseguirmos contato direto com ele, vamos coletar sangue e avaliar o estado de saúde. Se estiver tudo bem, queremos ajudá-lo a seguir viagem rumo à Bahia”, explicou Suzana ao G1 Rio de Janeiro.

Expulsão de Léo Jardim Gera Polêmica, Mas CBF Apoia Arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza

A expulsão do goleiro Léo Jardim levanta polêmica e protestos do Vasco da Gama, que busca apoio da CBF contra a decisão.
Por Redação Galáticos Online
A expulsão do goleiro Léo Jardim, do Vasco da Gama, no último fim de semana, gerou forte reação da equipe cruz-maltina, mas teve o respaldo da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O árbitro Flávio Rodrigues de Souza aplicou dois cartões amarelos ao jogador por retardar o reinício da partida — infração prevista nas regras — e, com isso, expulsou o goleiro ainda durante o segundo tempo.

O primeiro cartão foi aplicado após uma demora na reposição de bola. O segundo, 14 minutos depois, veio em meio a uma alegada lesão de Léo Jardim, que desejava ser atendido em campo. A expulsão foi contestada por jogadores, comissão técnica e dirigentes do Vasco. Em entrevista após a partida, o atacante argentino Pablo Vegetti chegou a afirmar que o Vasco foi “roubado”. O técnico Fernando Diniz também protestou, alegando que “o árbitro não é médico” para julgar se o goleiro estava apenas fazendo cera.

O clube emitiu nota oficial repudiando a decisão da arbitragem e anunciou que compareceria à sede da CBF nesta segunda-feira para registrar protesto formal. Além disso, o Vasco solicitou punição ao árbitro Flávio Rodrigues de Souza — pedido que foi prontamente rejeitado pela Comissão de Arbitragem.

Segundo a regra vigente, jogadores que “retardarem excessivamente o reinício do jogo” estão sujeitos a cartão amarelo. Em casos de lesão, atletas devem deixar o campo para atendimento, com exceção dos goleiros, que podem ser atendidos dentro de campo — o que Léo Jardim alegava estar tentando fazer.

O comentarista de arbitragem da TV Globo, PC de Oliveira, também avaliou que Flávio Rodrigues de Souza agiu corretamente. “A gente pode falar que ele foi rigoroso, que ele foi corajoso, todos os adjetivos que o Diniz usou. Mas não pode falar que ele errou”, afirmou o ex-árbitro.

BA: Luís Eduardo Magalhães registra 10,8ºC e entra no ranking nacional de frio

Foto: Reprodução/ Internet
Luís Eduardo Magalhães, cidade situada no extremo-oeste da Bahia, registrou 10,8°C nas últimas 24 horas, menor temperatura do estado e 42ª do ranking nacional, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Correntina também entrou na lista, na posição 47, com 11°C.

Já Delfino (13,4°C), Euclides da Cunha (13,6°C) e Ribeira do Amparo (14°C) ficaram entre as mais frias do estado, mas fora dos destaques nacionais.

Na região Nordeste, a infiltração marítima deixa o tempo instável entre Sergipe e Ceará, com chuvas moderadas e alerta para temporais entre Maceió e Recife. No interior da região, o destaque é para o ar seco, com umidade relativa abaixo de 30% no Piauí, sul do Maranhão e oeste baiano, onde o frio intenso também surpreende. Via alojuca

SIMPI: Manutenção da Selic em 15% pode agravar crise de crédito entre micro e pequenas empresas

Imagem Shutterstock
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nos dias 29 e 30 de julho para decidir sobre a taxa básica de juros da economia brasileira. A expectativa do mercado é de que a Selic seja mantida em 15% ao ano, um patamar elevado que, na avaliação do SIMPI (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), compromete diretamente o acesso ao crédito, o consumo e a geração de empregos no país.

“Manter os juros nesse nível, mesmo diante de sinais claros de desaceleração do consumo, representa uma política punitiva para os pequenos negócios. A Selic elevada inibe a atividade econômica, restringe o financiamento produtivo e limita a capacidade de investimento das micro e pequenas empresas”, afirma Joseph Couri, presidente nacional do SIMPI.

Embora a Selic seja uma taxa de referência, os pequenos empreendedores enfrentam juros ainda mais altos na prática, o que torna o crédito praticamente inacessível para boa parte do setor. Com menos acesso a capital de giro, investimentos e renegociação de dívidas, muitos negócios operam no limite da sobrevivência.

Na avaliação do SIMPI, a continuidade dessa política monetária compromete a retomada da economia real. “As micro e pequenas empresas são responsáveis por boa parte da geração de empregos formais no país. Sem crédito e sem estímulo à demanda, o setor fica travado, com reflexos negativos na produção, na renda e na atividade econômica local”, completa Couri.

A decisão final do Copom será anunciada na próxima quarta-feira (31). Até lá, o setor produtivo segue apreensivo quanto aos rumos da política monetária e seus efeitos sobre os pequenos empreendimentos, que representam a base da economia nacional.

Ataque hacker paralisa sistema aéreo e cancela 49 voos na Rússia

Grupo pró-Ucrânia invadiu rede de companhia russa; governo abriu investigação
Foto: Divulgação
Um ataque hacker atribuído a grupos pró-Ucrânia derrubou o sistema de tecnologia da companhia aérea Aeroflot e causou o cancelamento de 49 voos de ida e volta partindo de Moscou nesta segunda-feira (28). O caso gerou transtornos em aeroportos russos e abriu nova frente de tensão cibernética em meio à guerra. bahia.ba/mundo

Segundo comunicado do Gabinete do Procurador-Geral da Rússia, a falha que afetou os serviços da Aeroflot foi resultado de uma ofensiva virtual coordenada por hackers, e não apenas um problema técnico interno. A estatal informou que os sistemas de informação foram comprometidos e que medidas emergenciais foram adotadas.

As rotas atingidas tinham como destino cidades como Astrakhan, Grozny, Kazan, Kaliningrado, Sochi, Minsk, Yerevan, Yekaterinburg e Krasnoyarsk, entre outras. Passageiros enfrentaram longas filas e falta de informações em terminais da capital russa.

O grupo Silent Crow, em conjunto com os bielorrussos do Cyber Partisans, reivindicou a autoria da invasão. A motivação declarada foi o envolvimento russo na guerra da Ucrânia.

As autoridades afirmaram que a situação está sob controle e que uma investigação formal foi aberta para apurar as falhas de segurança e os responsáveis pelo ataque. Até o momento, não há relatos de danos permanentes aos sistemas ou à integridade dos voos da companhia.

Erro em ancoragem pode ter causado morte de turista na Chapada dos Veadeiros

Acidente ocorreu na Chapada dos Veadeiros; vítima tinha 29 anos
Por: Metro1 
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O turista Gustavo Guimarães Rodrigues, de 29 anos, que morreu ao cair de cerca de 50 metros durante uma travessia de highline não estava preso à linha de segurança no momento da queda, que ocorreu na última sexta-feira (25), segundo a Associação Internacional de Slackline (ISA). O acidente aconteceu na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Segundo a entidade, o jovem atravessou sozinho a fita suspensa e caiu no caminho de volta, sem conseguir se segurar. Testemunhas relataram que ele concluiu o trajeto até o outro lado, onde foi encontrada a corda de segurança, levantando a hipótese de que ele tenha se soltado para ajustes e esquecido de se reconectar.

Amigos localizaram a vítima já sem vida, com o equipamento no corpo e ferimentos na cabeça. O Corpo de Bombeiros confirmou o óbito ao chegar ao local. O velório foi realizado no domingo (27), em Ouro Branco (MG), terra natal do jovem.

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

FAO monitora situação alimentar nos países
Agência Brasil
Foto: Pexels
Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2204, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

Nota divulgada, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destaca que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, explica a nota.

Como é calculado o Mapa da Fome

Coelba entra na mira do MP-BA após mortes de animais por choques elétricos

A recomendação foi emitida após a constatação de mortes de animais por choques elétricos em redes da empresa
Por Bruna Castelo Branco - AratuOn
De acordo com o inquérito civil instaurado pelo MP-BA, os acidentes têm ocorrido devido à ausência de proteção em cabos.
 Foto: Ilustrativa/Pexels
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Thomas Bryann Freitas do Nascimento, recomendou que a Neoenergia Coelba adote medidas urgentes para proteger a fauna silvestre na região da Floresta do Aruá, localizada em Praia do Forte, no litoral norte da Bahia.

A recomendação foi emitida após a constatação de mortes de animais por choques elétricos em redes da empresa, incluindo casos envolvendo a preguiça-de-coleira, espécie ameaçada de extinção.

De acordo com o inquérito civil instaurado pelo MP-BA, os acidentes têm ocorrido devido à ausência de proteção em cabos e postes de energia, o que coloca em risco animais que utilizam a rede elétrica como passagem entre as árvores.

Laudos técnicos emitidos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmam que diversas preguiças morreram eletrocutadas nos últimos meses. Há ainda um aumento no número de registros de acidentes semelhantes na área.

O promotor de Justiça Thomas Bryann destacou a importância ecológica da Floresta do Aruá, que integra um corredor da Mata Atlântica e é essencial para a preservação de diversas espécies.

Trump estabelece prazo de ’10 a 12 dias’ para Putin acabar com a guerra na Ucrânia

Para o presidente americano, não há razão para esperar
Por AFP - Via LeiaJá
Foto: Christopher Furlong / POOL / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (28) que deu ao seu contraparte russo, Vladimir Putin, um novo prazo de “10 ou 12 dias” para acabar com a guerra na Ucrânia.

“Estabelecerei um novo prazo de aproximadamente 10 ou 12 dias a partir de hoje. Não há razão para esperar, simplesmente não vemos nenhum progresso sendo feito”, lamentou o mandatário americano.

No dia 14 de julho, Trump deu um prazo de 50 dias a seu homólogo russo.

Mundo entrará em colapso climático em três anos, diz estudo

Estudo aponta que mundo tem só 3 anos para evitar os piores efeitos da crise climática
Relatório global reforça urgência de ações mais ambiciosas; COP30 será momento decisivo
Para criar estratégias eficazes, os países precisam ter acesso rápido e preciso a dados confiáveis sobre o clima 
(Foto: Banco de imagens)
Os impactos da crise climática estão cada vez mais evidentes. Regiões como a África têm sido fortemente atingidas por eventos extremos, que afetam tanto a população quanto a economia local, agravando desigualdades e dificultando o desenvolvimento.

Em breve, será realizada mais uma edição da COP, conferência da ONU sobre o clima. Os 197 países-membros devem apresentar seus planos nacionais atualizados com metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, como determina o Acordo de Paris.

Esses planos são fundamentais para mostrar como cada nação pretende enfrentar a crise climática. Porém, nas últimas conferências, não foram raros os casos de atrasos ou falta de entrega por parte dos países.

Planos são chave para ação global
As contribuições nacionais servem como base para metas climáticas de curto e médio prazo. Segundo especialistas, se bem planejadas, essas medidas podem até tirar cerca de 175 milhões de pessoas da pobreza.

Apesar disso, o progresso ainda é limitado. De todos os planos já apresentados, apenas o do Reino Unido está alinhado com o que foi acordado no Acordo de Paris.

Aquecimento global já passou de limite crítico
O relatório Indicadores de Mudanças Climáticas Globais monitora anualmente as emissões de gases poluentes, a concentração desses gases na atmosfera e seus impactos nas temperaturas globais.

O estudo também leva em conta extremos climáticos, como ondas de calor, aumento das chuvas e elevação dos oceanos. Uma das principais métricas é o chamado “orçamento de carbono”, que calcula quanto CO₂ ainda pode ser liberado antes de cruzarmos a marca de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A má notícia é que, segundo o relatório, o aquecimento provocado pelas atividades humanas chegou a 1,36°C em 2024. Como resultado, a média global de temperatura subiu para 1,52°C, ultrapassando o limite ideal para evitar os piores efeitos da mudança climática.

Ações urgentes são necessárias
Para que os países consigam criar planos eficazes, o acesso a dados climáticos confiáveis é essencial. Além disso, é esperado que as nações mais ricas, que historicamente mais poluíram, assumam a liderança com medidas ousadas e também ofereçam apoio financeiro aos países em desenvolvimento.

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

533 mil beneficiários já foram contemplados
Foto: Joédson Alves | Agência Brasil
Na primeira semana de ressarcimento pelos descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), feitos por entidades associativas a aposentados e pensionistas, 533 mil beneficiários já foram contemplados com o depósito em suas contas bancárias. De acordo com a entidade, a previsão é de que 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho.  Via Agência Brasil

“A gente já tem programado o pagamento, até dia 30 de julho, quarta-feira, de um total de 1,147 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com o INSS, até o final da tarde de sexta-feira, 25, foram contabilizadas 1,248 milhão de adesões, de um total de 2,295 milhões pessoas aptas a fazer o acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso. Além disso, mais de 2 milhões de pessoas já buscaram os Correios; e 1,3 milhão dos que identificaram o desconto já apresentaram a contestação, o que representa quase 30% do público total de contestações.

Segundo Waller, Quem adere ao acordo se compromete a não entrar na Justiça para solicitar o ressarcimento.“Caso o beneficiário já tenha uma ação ou não tenha recebido via judicial, ele ainda pode fazer a adesão ao acordo. Se ingressou com ação antes de 23 de abril, ele faz o acordo e desiste da ação. O INSS vai, inclusive, pagar 5% de honorários advocacias para o seu advogado”, acrescentou.

Quem pode aderir?
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber.

A adesão é feita exclusivamente pelos seguintes canais:
Aplicativo ou site Meu INSS
Agências dos Correios
A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento
Como funciona o processo até a adesão ao acordo?O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

Uber: Mulheres poderão viajar com motoristas femininas para evitar assédio

Rinaldo de Oliveira - SNB
Depois de países da Europa, a Uber vai começar a testar nos EUA a novidade de passageiras mulheres poderem escolher motoristas femininas para viajar. 
Foto: Martinan/Thinkstock
A Uber anunciou uma notícia boa: passageiras mulheres poderão escolher motoristas femininas para viajar e se proteger de assédio.

A boa nova, já testada na França, Alemanha e Argentina chegará aos Estados Unidos a partir de agosto. A expectativa é que seja ampliada em seguida para outros países, como Brasil.

A intenção, além de proteger, é dar mais controle para as mulheres que utilizam o aplicativo de transporte, disse Camiel Irving, vice-presidente de operações da Uber nos EUA e Canadá, em comunicado: “trata-se de oferecer mais escolha, controle e conforto para mulheres, tanto no volante quanto no banco do passageiro”.

Como vai funcionar
Ao solicitar uma viagem, a passageira poderá escolher no aplicativo motoristas femininas para fazer o trajeto. E as motoristas também poderão aceitar transportar somente pessoas do sexo feminino.

A nova funcionalidade poderá ser ativada tanto em corridas imediatas quanto agendadas.

Ao escolher a preferência por motoristas mulheres, a passageira será conectada a uma condutora sempre que houver disponibilidade, porém, isso não é garantido em 100% dos casos porque depende da oferta no momento.

No Brasil
Por enquanto, aqui no Brasil, existe uma funcionalidade semelhante, mas está disponível apenas para as motoristas de Uber.

No programa U-Elas, as condutoras podem optar por receber chamadas exclusivamente de passageiras. Já as passageiras ainda não podem selecionar esse tipo de preferência no aplicativo da empresa.

Mas pelo menos outras 6 empresas oferecem o serviço de mulher para mulher em algumas regiões do Brasil, entre elas a Femitaxi, a Lady Driver, a Grarupa, a Drive Girls, a Femini Driver, e a Venuxx.

Outras iniciativas da Uber para segurança feminina