Plano inclui novas camadas de proteção e prevê criação de plataforma atualizada
Gabriela Encinas * bahia.ba/brasil
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Entre as ações previstas, o plano estabelece a restrição de acesso ao sistema apenas à rede interna do ministério, além da exigência de autenticação em dois fatores e do uso obrigatório de VPN pelas Defesas Civis estaduais. O objetivo, segundo o órgão, é fortalecer as barreiras de segurança e evitar tentativas de acesso não autorizado.
A primeira etapa das mudanças já foi concluída com a adoção do login via Gov.br, que passa a ser obrigatório para todos os usuários do sistema. De acordo com o MIDR, a medida reduz a possibilidade de invasões por credenciais comprometidas e aumenta o nível de rastreabilidade dos acessos. A segunda e terceira fases do plano ainda estão em implementação e incluem a atualização das senhas de VPN, a ampliação da autenticação em múltiplos fatores e o desenvolvimento da plataforma “Idap 2.0”, que deverá restringir a edição livre de mensagens e aprimorar os filtros de segurança para evitar invasão ou erros de alertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário