> TABOCAS NOTICIAS : China responsabiliza motoristas por acidentes com carros autônomos

.

.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

China responsabiliza motoristas por acidentes com carros autônomos

Judiciário da China responsabiliza motoristas por acidentes com carros autônomos
Carro autônomo Apollo, da Baidu, gigante chinesa da tecnologia
Divulgação / Baidu
O Supremo Tribunal Popular da China decidiu, na sexta-feira (13/2), que os juízes de todo o país devem responsabilizar os humanos por acidentes causados por carros autônomos.

Dessa forma, a China se tornou o primeiro país do mundo a estabelecer uma norma jurídica, com validade nacional, para punir motoristas que confiam demais — e indevidamente — na tecnologia de direção assistida.

“O sistema de assistência à condução a bordo não pode substituir o motorista como principal responsável pela direção do carro autônomo”, diz a decisão da mais alta corte do país.

A corte estabeleceu que “o condutor continua a ser quem efetivamente executa as tarefas de condução e tem a responsabilidade de garantir a segurança no trânsito”. A determinação reforça o que alguns sistemas atualmente usados nos carros autônomos já especificam: o motorista é quem tem o controle final do carro.

A decisão da corte foi emitida no que se chama na China de “caso normatizador” (guiding case), instrumento semelhante aos precedentes vinculantes, que busca assegurar a aplicação uniforme da lei em todos os tribunais.

Casos normatizadores orientam os tribunais inferiores no tratamento de casos semelhantes, preenchendo lacunas jurídicas e reforçando a consistência judicial, sem, contudo, constituírem fontes formais e independentes de Direito.

O processo de referência para a emissão desse caso normatizador, em particular, foi a decisão de um juiz de primeiro grau na província de Zhejiang, que aplicou uma pena de prisão e multou um motorista, cujo sobrenome é Wang.

O chinês foi a um bar, se embriagou e, na hora de voltar para casa, acionou o sistema de condução assistida de seu carro e dormiu no banco do passageiro. A polícia encontrou Wang depois que o carro parou no meio da rua, segundo os autos. Mais na conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário