> TABOCAS NOTICIAS : Após homenagem a Lula, escola de samba diz ser alvo de perseguição política

.

.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Após homenagem a Lula, escola de samba diz ser alvo de perseguição política

A agremiação enfrenta ofensiva jurídica da oposição que pede inelegibilidade do petista por propaganda antecipada.
Daniel Serrano
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A escola de samba Acadêmicos de Niterói afirmou nesta segunda-feira (16) que foi alvo de “perseguição política” após levar para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em nota oficial publicada nas redes sociais, a agremiação declarou que, “mesmo pressionada, não se curvou” e disse esperar um julgamento “justo, técnico e transparente”.

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola foi a primeira a desfilar no sambódromo da Marquês de Sapucaí. Lula acompanhou o desfile do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, ministros e aliados, como o prefeito Eduardo Paes (PSD). Janja, que inicialmente participaria da apresentação, desistiu de desfilar para evitar questionamentos na Justiça Eleitoral.

No comunicado, a Acadêmicos declarou que enfrentou “ataques de setores conservadores” e, de forma mais grave, “perseguições vindas de gestores do próprio Carnaval carioca”. Segundo a escola, houve tentativas de interferência direta na autonomia artística, com pedidos de alteração do enredo e questionamentos sobre a letra do samba.

“Houve tentativas de interferência direta na nossa autonomia artística, com pedidos de mudança de enredo, questionamentos sobre a letra do samba e outras ações que buscaram nos enquadrar e nos silenciar. Não conseguiram”, diz trecho da nota. Tudo no bahia.ba/politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário