> TABOCAS NOTICIAS : Datafolha: 57% diz que Trump está errado ao pedir fim da ação contra Bolsonaro

.

.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Datafolha: 57% diz que Trump está errado ao pedir fim da ação contra Bolsonaro

Os dados foram levantados pelo Instituto Datafolha e divulgados nesta quinta-feira (31)
Estadão Conteúdo
Foto: Official White House Photo by Daniel Torok/Flickr
Mais da metade dos brasileiros consideram errado o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) quando anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Os dados foram levantados pelo Instituto Datafolha e divulgados nesta quinta-feira (31). Para 57% dos entrevistados, a “chantagem”, termo que a oposição tem usado para se referir ao caso, é errada. Já 36%, entretanto, acreditam que o americano está certo. Outros 7% dos entrevistados não responderam.

A pesquisa ouviu os brasileiros nos dias 29 e 30, dia da oficialização do tarifaço, com recuo de Trump em quase 700 produtos.

Carta de Trump
Na carta enviada para Lula anunciando as tarifas, dia 9 de julho Trump justificou o nível da taxa, maior entre os países sancionados, como resposta ao tratamento dado pelo Brasil a Bolsonaro.

“Eu conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A maneira como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump na ocasião.

País dividido
Outra pergunta feita pelo levantamento mostra um País dividido. Quando questionados se acham que Bolsonaro está sendo perseguido e injustiçado, como afirma Trump, que disse que o ex-presidente sofre um “caça às bruxas”, 50% negam, enquanto 45% acreditam que sim. São 5% os que dizem não saber.

Nesta quarta-feira, 30, mesmo dia da oficialização das tarifas, o governo americano também puniu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a Lei Magnitsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário