> TABOCAS NOTICIAS : Polícia Federal deflagra Operação GREED para combater conflitos e crimes graves em reserva indígena no Rio Grande do Sul

domingo, 15 de dezembro de 2024

Polícia Federal deflagra Operação GREED para combater conflitos e crimes graves em reserva indígena no Rio Grande do Sul

Por Redação / BN
Foto: Divulgação
Na manhã deste sábado (14/12), a Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação GREED para reprimir intensos conflitos e investigar crimes graves ocorridos na Reserva Indígena do Carreteiro, no município de Água Santa, no Rio Grande do Sul.

O conflito armado, que se intensificou em meados de 2024, envolve dois grupos indígenas rivais em disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Carreteiro. As ações violentas culminaram no homicídio de um indígena, ocorrido em 3 de outubro de 2024, além de várias tentativas de homicídio, incêndios criminosos e o uso de armas de fogo de calibre restrito.

A área já foi palco de graves conflitos em 2020 e 2021, que resultaram em grandes operações policiais. Muitos dos responsáveis, que estavam em liberdade, estão novamente envolvidos em ações criminosas na região.

Na operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e buscas na TI Carreteiro e nos municípios de Água Santa, Santa Cecília e Passo Fundo. Os presos, todos indígenas, estavam recolhidos no Presídio Regional.

A operação visa acabar com os episódios de violência, coletar informações e reunir provas para identificar todos os envolvidos nos crimes. Estão sendo investigados crimes de homicídio, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndios criminosos e porte ilegal de armas de fogo, entre outros.

A ação conta com a participação de policiais federais, integrantes do BPChoque e apoio do CRPO Planalto. A repressão aos crimes na TI Carreteiro reafirma o compromisso das forças de segurança em garantir a ordem e prevenir novas escaladas de violência no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário