Foto: Divulgação
Três estudantes do curso de Química do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, no Sul da Bahia, receberam prêmios na Milset Expo-Sciences International, realizada na cidade de Puebla, no México. Maria Luiza Pereira de Souza, Marília de Jesus Thomaz e Raissa Oliveira Santos apresentaram sua pesquisa sobre a produção de adubo a partir das cascas de ovo e de cacau no evento, que é considerado a terceira maior feira do mundo na área de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidos por jovens. A competição envolveu trabalhos de estudantes de 40 países, e o projeto das alunas da Bahia conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Agrárias, recebendo medalha e certificado de participação.
No Ceep Álvaro Melo Vieira, a iniciação científica tem sido uma parte essencial da rotina escolar há uma década, servindo como um estímulo para que os estudantes desenvolvam projetos de pesquisa. Os trabalhos são apresentados anualmente na Feira de Ciências da escola. A professora Margarete Correia Araújo, que orientou as alunas, compartilhou sua gratidão por essa experiência enriquecedora e gratificante, especialmente por ser a primeira vez que participa de um evento internacional. Ela expressou seu entusiasmo ao dizer que agora tem a oportunidade de absorver a cultura de outros países e observar o que está sendo realizado por jovens em todo o mundo, considerando a experiência como fantástica.
Maria Luiza, uma das estudantes responsáveis pelo projeto, falou sobre a vivência: “Está sendo uma experiência maravilhosa conhecer pessoas de vários países, com ideias fantásticas e inovadoras, que poderão melhorar a sociedade que vivemos. É uma sensação incrível ter a oportunidade de mostrar o que desenvolvemos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário