> TABOCAS NOTICIAS : CNJ recomenda aos tribunais adoção do protocolo de julgamento com pessoa de gênero

domingo, 27 de março de 2022

CNJ recomenda aos tribunais adoção do protocolo de julgamento com pessoa de gênero

Foto: Divulgação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda aos Tribunais do país a adoção do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero. O documento foi elaborado por um grupo de trabalho instituído pelo CNJ, com a participação de representantes de diferentes ramos da Justiça, especialistas e membros de universidades brasileiras.

A Recomendação n. 128 do CNJ traz as orientações para os tribunais sobre a adoção do protocolo. O objetivo é colaborar com a implementação das Políticas Nacionais estabelecidas pelas Resoluções CNJ n. 254/2020 e n. 255/2020, relativas, respectivamente, ao Enfrentamento à Violência contra as Mulheres pelo Poder Judiciário e ao Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.

O protocolo reúne explicação de conceitos, apresentação de casos e até um passo a passo para que as interpretações dos magistrados e magistradas sejam contaminadas, o menos possível, pela parcialidade e o machismo estrutural ainda presente na sociedade. As informações são do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário