O Ministério da Saúde espera retomar a operação do aplicativo ConectSUS até esta terça-feira (14). “Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse o ministro Marcelo Queiroga, na noite de domingo (12), durante o Congresso Brasileiro de Urologia, em Brasília.
Na sexta-feira (10), o site da pasta foi invadido por uma ataque hakcer, que bloqueou os sistemas e tirou saude.gov.br do ar. Os responsáveis pela invasão afirmaram em mensagem inserida na tela de abertura do site que haviam sequestrados os dados, mas no domingo o Ministério da Saúde divulgou que recuperou todas as informações. “Nós já sabemos que não houve perda de dados”, reiterou Queiroga.
O ministro disse que os hackers que invadiram e derrubaram os sistemas do Ministério da Saúde devem ser responsabilizados. “São pessoas criminosas e que precisam ser responsabilizadas por isso. (o caso) já está na Polícia Federal pra que se tome as providências cabíeis assim que se identificar [os responsáveis]”, disse o ministro.
O gestor falou, ainda, que o ministério trabalha para tornar o sistema mais seguro, mas “não existe segurança total, porque essa gente toda hora arruma uma forma de burlar as seguranças dos sistemas.” Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário