Durante este sábado (20), muitos pauloafonsinos foram abordados por um golpista usando falsamente o número do whatsapp do jornalista Reinaldo do site PANotícias. Infelizmente, alguns caíram no golpe.
SAIBA COMO EVITAR
Golpes na internet são centenas. Todos os dias os criminosos chegam com novidades. Mas o golpe de invadir o WhatsApp para pedir dinheiro de terceiros não é novo. O que está sendo a novidade aí é que ao invés de TED ou DOC, o criminoso pede que os amigos da vítima façam um PIX.
Nos golpes narrados na internet o criminoso, após invadir o WhatsApp da primeira vítima vai atrás dos contatos e solicita um empréstimo ou uma ajuda para pagar uma conta ou dívida. Aí ele diz que para ser mais rápido precisa que o amigo do dono do WhatsApp invadido faça um PIX.
E POR QUE A MUDANÇA PARA O PIX?
O golpe não é culpa do PIX. Na verdade ele é um facilitador. A ferramenta, portanto, é tão vítima quanto quem tem o WhatsApp invadido ou quem dá o dinheiro pro criminoso sem saber que não é seu amigo.
Se você foi vítima do golpe, a primeira providência é abrir um Boletim de Ocorrência Eletrônico ou em uma delegacia e ligar para seu banco tentando bloquear a conta do criminoso e reaver seu dinheiro.
Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central (BC), nestes casos de golpe utilizando o PIX, caso queira, o cidadão pode entrar em contato com a instituição recebedora dos valores indevidos ou registrar uma reclamação no BC, se o problema não for resolvido. “Caberá ao prestador de serviço de pagamento a análise do caso de fraude e o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em fraudes bancárias. Após comunicada, a instituição recebedora dos recursos indevidos, caso identifique indícios de uso irregular de contas por supostos golpistas, pode tomar as medidas necessárias para suspender a movimentação do recurso decorrente do golpe e para evitar novas ocorrências”. Veja mais AQUI. PA4
Nenhum comentário:
Postar um comentário