por Bruno Luiz
Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas | Foto: Fernando Vivas/ GOVBA
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta segunda-feira (22) que a contaminação pelo novo coronavírus está em queda na Bahia, o que dá a possibilidade de discutir a reabertura das atividades econômicas dentro de 15 dias.
De acordo com ele, as medidas de lockdown parcial e toque de recolher adotadas no estado já surtem efeito na melhora, ainda tímida, do cenário da pandemia no estado. Além da queda no número de pessoas à espera de leitos de UTI Covid há 10 dias (veja aqui), a Bahia vê se estabilizarem os números de casos da doença.
Em relação aos novos casos diários, houve diminuição de 5 mil para 4,5 mil há 15 dias, um platô, que mesmo alto, mostra estabilidade. Também houve queda na taxa de testes positivos para coronavírus processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Antes, de cada 100 exames feitos, 60 tinham resultado positivo. Há 15 dias, a proporção tem ficado em 40 para 100. Os casos ativos, que estavam na casa dos 20 mil, têm caído há duas semanas e estão em 16,8 mil atualmente.
“Temos evidências de que o distanciamento social imposto pelas medidas restritivas fez o número de casos cair e temos um reflexo disso na demanda por leitos. A gente torce para o melhor e se prepara para o pior. Não tenho bola de cristal, mas tudo indica que, persistindo essa melhora nos números, a gente consiga ter uma flexibilização maior. Acho que, em um horizonte de 15 dias, dá para se fazer algum tipo de previsão”, disse o secretário, em entrevista ao “Isso é Bahia”, programa da rádio A TARDE FM em parceria com o Bahia Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário