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terça-feira, 16 de março de 2021

Hospitais privados de SP pedem leitos do SUS para atendimento a pacientes com Covid-19

Foto: Reprodução/O Globo
ATUALIZADA 18/03/21/1540 para nota de esclarecimento do Grupo São Cristóvão
Pelo menos 15 hospitais da rede privada, que atendem convênios médicos, solicitaram leitos de UTI e enfermaria à prefeitura de São Paulo por falta de vagas e com fila de pacientes com Covid-19. A informação é do secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, em entrevista à rádio CBN.

De acordo com o estadão, os hospitais Aviccena, Albert Sabin, Nove de Julho, Edmundo Vasconcelos, Leforte, Vida's e Nossa Senhora de Lourdes solicitaram uma vaga. Igesp, São Camilo e Maternidade São Miguel pediram dois leitos. Nipo Brasileiro, IAVC, Santa Paula e Santa Virgínia, três. E o Hospital São Cristóvão, cinco.

“Nos últimos quatro dias, tivemos solicitação de 30 leitos de UTI e enfermaria para atender um conjunto de hospitais privados, de convênio, que estão com seus equipamentos completamente lotados e esgotados”, afirmou o secretário.

Segundo ele, a situação é inédita, pois normalmente quem aluga leitos hospitalares da rede privada é o estado, ou seja, o oposto do que se vê agora. No início do mês, Edson Aparecido se reuniu com diretores de hospitais privados para solicitar ajuda para o atendimento de pessoas internadas por outras doenças. O objetivo era jsutamente liberar leitos para pacientes com Covid-19.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Grupo São Cristóvão Saúde esclarece que até a presente data os leitos solicitados via sistema CROSS - Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) não foram destinados a seus beneficiários. É importante ressaltar que os leitos solicitados foram destinados a pacientes que não são beneficiários do São Cristóvão Saúde, mas que devido a emergências, receberam os primeiros socorros no pronto-socorro da Instituição e após estabilização de seus quadros de saúde, optaram pela transferência para o SUS.

Desde o início da pandemia de COVID-19, o Grupo São Cristóvão realizou diversas medidas para garantir o atendimento necessário a seus beneficiários, sempre prezando pelo respeito a esses públicos e a comunidade a qual pertence, com total transparência nas informações. Por isso, compartilha diariamente boletins com números de pacientes atendidos em seu Pronto Socorro (Covid) e outras informações relacionadas ao combate à doença em suas redes sociais. Todo um plano de ação foi desenhado considerando diversas variáveis, desde a criação de um canal de atendimento exclusivo sobre informações e orientações de saúde, campanhas, envio de e-mail marketing e SMS de caráter educativo, até a adequação da infraestrutura, com novos equipamentos hospitalares importantes, como respiradores e monitores cardíacos e desenvolvimento de protocolos terapêuticos para a COVID-19.

Outro ponto importante de ser ressaltado, é que desde o início da pandemia o Grupo também forneceu gratuitamente máscaras de proteção para os colaboradores se protegerem no trajeto até sua casa, investiu em cabines de desinfecção e criou um espaço destinado ao acolhimento com psicólogos especializados para apoiar a equipe neste momento. Até o presente momento, os beneficiários do plano de saúde São Cristóvão Saúde tiveram suas internações garantidas sejam elas na rede própria ou credenciada.

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