Em 21 de fevereiro, Araraquara fechou até mesmo serviços essenciais por ao menos 10 dias para conter o avanço da covid-19 no município
Foto: Reprodução/ Prefeitura Araraquara
A prefeitura de Araraquara (SP) proibiu a circulação de pessoas e o funcionamento de comércio e serviços em 21 de fevereiro. Nessa segunda-feira (22), depois de 1 mês do decreto de lockdown, a cidade do interior paulista registra queda de 57,5% no número de infectados pelo coronavírus e de 39% nas mortes por covid-19.
Eis os números oficiais divulgados pela prefeitura:
Na quinta-feira (18), uma reportagem do Poder360 já havia mostrado a queda, principalmente no número de casos de covid-19. Após 3 semanas, a média móvel caiu de 125 para 86 mortes por semana. Os resultados indicam que as medidas de restrições mais rígidas têm resultado direto na crise de saúde pública.
Além disso, a taxa de ocupação de UTIs (unidades de terapia intensiva) da cidade também diminuiu e não existe fila para leitos há 13 dias. O pico de internações aconteceu em 25 e 26 de fevereiro, quando 247 pessoas estavam internadas no município. Esse número caiu 22% até 15 de março, quando a cidade tinha 192 pessoas internadas.
Segundo a prefeitura, a queda só não foi maior porque Araraquara passou a receber pacientes de outras cidades da região. Antes das medidas de restrição, a cidade chegou a transferir pacientes por falta de leitos.
“Se não tem vacina, faz gestão da pandemia. Há uma semana, já não temos mais nenhum paciente aguardando leito de UTI”, disse o prefeito Edinho Silva (PT) em 18 de fevereiro. Mais em https://www.poder360.com.br/coronavirus
Nenhum comentário:
Postar um comentário