O segundo secretário da Câmara de Itabuna, vereador “Luiz Júnior da Saúde”, de 35 anos, demonstra encarar a dificuldade para o cidadão conseguir consultas e exames como uma realidade a enfrentar. Registrado como Luiz Alberto do Nascimento Roza, o enfermeiro filiado ao partido Democracia Cristã (DC) tem o setor como norte para o primeiro projeto que deseja apresentar: uma clínica móvel em um ônibus, onde serão realizados exames em adultos e crianças.
Ele pretende submeter a propositura à apreciação da Casa assim que for instalado o primeiro período legislativo – a data regimental da sessão é 15 de fevereiro. “Meu principal projeto é esse e temos que correr para levar a saúde até o povo”, assinalou. Com o apoio de diversos profissionais de saúde, planeja que o veículo circule pelos bairros do município, inicialmente duas a três vezes por semana.
“Vamos tentar ajudar” E explicou, sobre o planejado até aqui: “Nessa unidade móvel nós vamos até o povo para dar atendimento; vai ter uma sala de raio x, uma de eletro, nós já compramos [as máquinas], vai ter um consultório ...
Porque é complicado fazer um raio x pelo Sus; quantas pessoas com fratura, torsão, dor na coluna ... Então, vamos tentar ajudar. Será um serviço voluntário, não quero que as cotas entrem pelo município. Será um projeto [também] com apoio de um grupo de empresários”. Luiz Júnior foi indagado, por fim, sobre como encara o fato de estar entre os 21 eleitos num pleito em que mais de 500 nomes foram submetidos à escolha do itabunense. Além de agradecer a Deus e à equipe de líderes que formou, enxerga a conquista como reconhecimento ao trabalho de anos que presta em hospitais e clínicas. “Fui funcionário da Cotef, do Hospital de Base, da UPA, [Central de] Regulação do SUS ...”, exemplificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário