Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os deputados federais da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, David Miranda, Sâmia Bomfim, Vivi Reis (PA) e Fernanda Melchionna, apresentarão um projeto para acabar com o voto secreto na eleição à presidência da Casa. Os parlamentares defendem que a mudança deixaria o processo mais transparente.
"O sigilo na votação não tem nenhuma base constitucional e nem atende ao interesse público, uma vez que reduz a transparência, a publicidade e contribui para a interferência externa indevida dos demais poderes sobre esse importante momento da vida do parlamento", disse Melchionna em publicação em seu perfil no Twitter.
O deputado David Miranda defende que a partir da aprovação do projeto, "os votos dos parlamentares para a escolha da presidência da Casa passam a ser nominais". Miranda afirmou em seu perfil no Twitter que os autores do requerimento não vão permitir "quem apoia Bolsonaro se esconder".
Para a mudança ocorrer seria necessário alterar o Regimento Interno da Casa. Melchionna afirmou que "é obrigação de todas as esferas de governo promover a transparência das decisões. Queremos alterar o art. 7º do regimento para que o povo saiba em quem seus deputados estão votando".
O requerimento deve ser apresentado nos próximos dias, já que a Casa, apesar das intensas movimentações para a mudança no comando, segue em recesso parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário