A Prefeitura de Cairu, em nota pública destinada à imprensa na manhã desta terça-feira (22), informou sobre manchas de óleo que chegaram a Morro de São Paulo, distrito do Município, durante a madrugada. Segundo a Prefeitura, as manchas foram constatadas por moradores por volta das 2h.
"A Prefeitura de Cairu vem a público informar que por volta das 2h da madrugada desta terça-feira manchas de óleo foram percebidas em Morro de São Paulo. As praias mais afetadas foram a Segunda e a Terceira. Equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Especial do Morro que estavam de prontidão, acompanhados por voluntários, desde as primeiras horas realizam o processo de remoção do material. A empresa responsável pela limpeza pública também se encontra no local auxiliando. Na praia da Cueira, em Boipeba, e na Ponta do Quadro, em Garapuá, fragmentos das manchas de óleo também foram encontrados. O processo de limpeza está sendo realizado por equipes da Prefeitura e voluntários”, diz a nota.
Ainda segundo a gestão municipal, desde quando as manchas de óleo se tornaram o maior desastre ambiental de todo o Nordeste do Brasil, atingindo a Bahia, a Prefeitura de Cairu, por meio da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, iniciou o monitoramento das praias do arquipélago e a adotou as estratégias do plano de emergência ambiental, obedecendo às recomendações do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Todos os materiais necessários para limpeza e proteção dos envolvidos no processo também foram adquiridos antecipadamente, conforme informações da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário