Em parceira com a Sociedade Brasileira de Pediatria treinamento de reanimação neonatal visa capacitar médicos, enfermeiros e parteiras da Bahia
Integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria treina parteiras guajajaras sobre técnicas de reanimação neonatal
Nos dias 19 e 20 de setembro, médicos, profissionais da Saúde e parteiras receberão treinamento especial para atendimento obstétrico durante a Jornada de Pediatria Neonatal promovida pelo Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceira com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) em Salvador (BA).
A ação visa atualizar a capacitação de 274 profissionais, sendo 113 médicos, 131 profissionais de Saúde e 30 parteiras de diferentes regiões do Estado da Bahia. O treinamento ocorrerá nas dependências da capela da Igreja de Jesus Cristo, localizada na Rua Silveira Martins, 460, bairro Cabula, Salvador.
Trabalhando com organizações de saúde nacionais e governos em todo mundo, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias envia médicos e enfermeiros voluntários para troca de experiências em técnicas de reanimação neonatal a equipes que trabalham com partos. O objetivo é aperfeiçoar os profissionais com técnicas que ajudam a salvar a vida de bebês que apresentam dificuldades respiratórias no parto.
Por meio dos esforços da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Igreja, dezenas de milhares de parteiras, enfermeiros e médicos foram treinados no Brasil. Os profissionais passam a aperfeiçoar o trato obstétrico e, assim, contribuem com a queda significativa da mortalidade infantil em cada região. Após a Jornada de Pediatria, as parteiras recebem kits com apostila da Sociedade Brasileira de Pediatria e todos os equipamentos básicos necessários para realizar a reanimação neonatal. Ano passado, por exemplo, entidades como o Hospital da Criança de São Luís e outras unidades de saúde também receberam significativa doação de materiais de apoio. Ao todo, mais de dois mil itens entre estetoscópios, balões auto infláveis de silicone, laringoscópios, manequins neonatais, seringas e os mais variados equipamentos foram doados às equipes certificadas.
Assim, Salvador receberá um dos mais importantes eventos de saúde do nordeste brasileiro. Ano passado, durante a ação realizado em São Luís (MA), uma equipe de neonatologistas de gabarito internacional realizou palestras teóricas e aulas práticas de reanimação neonatal para mais de 100 profissionais da saúde, entre eles 24 parteiras de comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas (em especial a tribo Guajajara). Os cursos resultam na significativa redução da mortalidade infantil neonatal.
No Brasil, a Jornada já foi realizada em Teresina (PI); Guarulhos e São José do Rio Preto (SP), Resende (RJ); Feira de Santana (BA); Recife (PE); Rio Branco (AC); Maceió (AL); em São Luís e em Imperatriz (MA), entre outras cidades. Em 2019, a Jornada acontece pela segunda vez na cidade de Salvador.
Anualmente a Igreja dedica esforços para que os treinamentos aconteçam em diferentes países ao redor do mundo. Edições da Jornada de Pediatria Neonatal já aconteceram em muitos países, por exemplo: Albânia, Argentina, Botsuana, Colômbia, República Democrática do Congo, Equador, Egito, El Salvador, Gana, Índia, Jordânia, Líbano, Lesoto, Libéria, Malásia, Mongólia, Mianmar, Namíbia, Nigéria, Paraguai, Peru, Serra Leoa, Tailândia, Turquia e Ucrânia.
O programa de ajuda humanitária já treinou milhares profissionais em todo o mundo. “A Igreja escolheu um programa que pudesse ser usado no mundo inteiro de maneira que pudéssemos salvar a vida das pessoas”, comenta o Elder Ryan Wilcox, médico pediatra coordenar internacional do programa neonatal da Igreja.
Segundo dados do IBGE, o índice de mortalidade infantil na Bahia é de 15,1 óbitos de crianças a cada mil nascimentos (dados de 2017), número considerado alto. A Sociedade de Pediatria aponta que as causas de mortalidade infantil se modificaram ao longo das décadas. Houve crescimento importante das causas perinatais, que são decorrentes dos problemas da gravidez, parto e nascimento que correspondem por mais de 50% das causas de óbito no primeiro ano de vida. A asfixia neonatal foi a causa de morte em 23% dos óbitos neonatais no Brasil nesta década. Conclui-se que o atendimento adequado ao parto por profissionais habilitados, assim como o emprego de técnicas de reanimação padronizadas internacionalmente, pode fazer uma diferença significativa na redução da mortalidade infantil.
Sociedade Brasileira de Pediatria
A ação que será realizada em Salvador será coordenada pela Doutora Patrícia Ribeiro de Oliveira - Coordenadora no Estado da Bahia do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Membro do Comitê de Prevenção ao Óbito Infantil e Fetal do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica.
O serviço humanitário
A Igreja de Cristo mantém um programa contínuo de ajuda humanitária com atuação em cerca de 200 países. Por meio de projetos são oferecidas respostas rápidas para auxiliar os mais necessitados, incluindo populações de refugiados, vítimas de grandes desastres, combate à fome e desnutrição etc.
Mais de 10 mil missionários em todo o mundo também auxiliam com serviços sociais, segmento em que a Igreja apoia outras iniciativas mundiais, como doações de cadeiras de rodas e programas de imunização —desde 2002 ajuda a oferecer vacinas para 45 diferentes países.
Em 2018, a Igreja completou 454 ações comunitárias, 87 projetos de respostas a emergências, doação de mais de 10 mil cadeiras de rodas. No ano anterior a ajuda chegou a 97 mil pessoas em 40 países em projeto de tratamento oftalmológico. Ainda treinou 34.600 cuidadores para prestar assistência materna e neonatal em 38 países. Desde 2002 A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também tem trabalhado em iniciativas para oferecer água potável e saneamento básico em 76 países.
Serviço
Evento: Jornada de Pediatria Neonatal
Local: Rua Silveira Martins, 460, bairro Cabula, Salvador (capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)
Data: Dias 19 e 20 de setembro
Horário: Das 8h às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário