Correio Braziliense
O medo persiste em Brumadinho por causa de outra atividade minerária nas proximidades. Famílias temem que um novo desastre aconteça, na área da Mineração Ibirité Ltda, vizinha a Vale, que fica a pouco mais de um quilômetro do povoado.
As atividades no empreendimento da MIB foram suspensas pela Justiça no fim de janeiro, após pedido do Ministério Público de Minas Gerais. A promotoria citou a proximidade com as estruturas da Vale para embasar a solicitação. O MP afirma que, pela distância, a atividade da empresa na região também está em risco.
A equipe do Estado de Minas esteve, na manhã de ontem, na região onde o empreendimento está instalado e pôde observar grande movimentação de caminhões e tratores. Máquinas faziam a retirada de terra em um terreno e a colocavam nos veículos de carga.
Estes, por sua vez, seguiam até o pé de uma das barragens, onde o material era depositado. Era possível ainda perceber um grande reservatório com rejeitos de minério em estado fluido. Também se notava que parte da barragem desbarrancou, já que havia terra deslocada.
Do alto da cidade, um morador mostrou que o local, que deveria ser uma cava, já acumula dois degraus de pilhas de rejeitos. Outros exibem vídeos com um cano despejando lama em uma das bacias e sustentam que a companhia usa rejeitos vazados da Vale na produção. Leia Mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário