R 7 - A taxa de tentativas de fraudes contra lojas virtuais brasileiras é de 2,20%, segundo relatório “Raio-X da Fraude”, publicado pela Konduto, empresa de antifraude para pagamentos on-line.
Isso significa que 1 a cada 45 compras feitas pelos consumidores brasileiros na internet é de origem fraudulenta.
Em 2017, a taxa de tentativas de fraude foi de 3,3%, portanto, houve um queda 27,3% das tentativas de lesar o comércio on-line no país.
“O comércio eletrônico e o mercado de pagamentos digitais estão crescendo muito no Brasil ano após anos, então acreditamos que a diminuição desta taxa representa uma ‘diluição’ da atividade criminosa em meio a tantas transações legítimas”, explica Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.
Ao longo de 2018, as lojas virtuais brasileira foram alvo de 573 tentativas de fraudes a cada hora, não necessariamente a fraude foi efetiva.
O estudo identificou que compras de origem criminosa não ocorrem durante a madrugada, como muitas pessoas imaginam. A maioria dos pedidos suspeitos é feita entre 12h e 18h, quase 35%, contra apenas 14% de investidas entre 0h e 6h.
O dia da semana em que ocorreram mais tentativas de fraudes contra as lojas virtuais foi quarta-feira, cerca de 16% desses casos foram realizados neste dia.
Os computadores foram responsáveis por mais de 63% das tentativas das fraudes, contra 36% dos smartphones. O motivo dessa preferência seria porque os computadores oferecem mais praticidade para automatizar algumas atividades.
“No Raio-X da Fraude é possível identificar que estes estelionatários agem em horários bastante comuns, utilizando máquinas simples, com sistemas operacionais e navegadores de internet bastante comuns”, comenta Canabarro.
O relatório Raio-X da Fraude analisou o risco de mais de 128 milhões de pedidos, de mais de 2 mil lojistasde transações realizadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro 2018. *R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário