por Jade Coelho***Foto: Reprodução / Up Date Die
Pesquisas eleitorais e notícias falsas, elementos marcantes na eleição de 2018, influenciam diretamente um fenômeno que a psicologia comportamental coloca como efeito ou comportamento de manada, de acordo com a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Salvador, Daniela Bahia Moscon, e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia Renan Viana.
Chama-se de "comportamento de manada" o fato de determinado indivíduo seguir comportamentos e padrões comportamentais de um grupo, que para ele podem ocupar uma posição de referência, sem que necessariamente produza uma reflexão sobre com o que está concordando ou a maneira como está agindo. Segundo Renan Viana, “o exemplo mais clássico é o que se tem visto nessas eleições”.
“As pesquisas eleitorais vão gerar um efeito que é o de ter a impressão de que a decisão já está tomada, e se a decisão já tá tomada você não vai votar com a minoria. Vai votar com a maioria que está ganhando”, explica o conselheiro. LEIA TUDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário