> TABOCAS NOTICIAS : Aldeia indígena em PE tem escola e posto de saúde incendiados; índios temem novos ataques

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Aldeia indígena em PE tem escola e posto de saúde incendiados; índios temem novos ataques

Aliny Gama**Colaboração para o UOL, em Maceió**Divulgação
29.out.2018 - Posto de saúde fica destruído na Terra Indígena dos Pankararus após incêndio
Uma escola e um PSF (Posto de Saúde da Família) da aldeia Bem Querer de Baixo, localizada no município de Jatobá (PE), foram incendiados na madrugada desta segunda-feira (29). Os dois prédios estavam localizados na principal área de conflito indígena com posseiros, dentro da Terra Indígena dos Pankararus, localizada na região do médio do São Francisco em Pernambuco. Ninguém ficou ferido no ataque criminoso.

Segundo lideranças indígenas, a principal suspeita é retaliação de posseiros expulsos, que podem estar colocando medo na comunidade indígena depois que Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República. A aldeia Bem Querer de Baixo é a área de maior conflito de posseiros com os índios.

"Hoje nosso povo acorda com uma escola e um PSF destruídos pelo fogo do ódio, preconceito e da intolerância. A Escola São José e o PSF, prédios da Prefeitura de Jatobá, localizados na aldeia Bem Querer de Baixo, foram criminosamente incendiados tendo praticamente perda total da estrutura física, móveis, documentos, equipamentos... Pouca coisa se salvou", relatou em nota o povo Pankararu. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário