> TABOCAS NOTICIAS : Detran propõe incluir trânsito no currículo escolar

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Detran propõe incluir trânsito no currículo escolar

O Encontro Estudantil faz parte do projeto Trânsito Cidadão, que já atendeu mais de 170 mil estudantes de 500 unidades escolares em todo o estado.

A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reuniu no último final de semana, estudantes, docentes e gestores escolares no Colégio Estadual Rômulo Almeida, em Salvador, para o I Encontro Estudantil sobre Trânsito. O projeto, fruto de uma parceria entre o órgão, a Secretaria da Educação do Estado e a Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic), teve como objetivo discutir a elaboração de uma proposta coletiva de inclusão do eixo curricular ‘Trânsito na Escola’, na rede pública de ensino. O estudante Vitor Gonçalves, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato, participou de palestras e oficinas pedagógicas durante todo o dia.

O jovem concluiu recentemente a formação como multiplicador de boas práticas no trânsito e fez questão de se juntar aos outros alunos durante o encontro e relatar uma experiência de vida. “Fiz o curso e compreendo a importância do trânsito para salvar vidas, por isso vim aqui dar a minha contribuição. Eu perdi uma prima em um acidente de moto e se ela soubesse o que hoje eu sei, estaria viva e bem”, disse. Para o diretor de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran, Carlos Moura, incluir o trânsito na escola desde o ensino fundamental é essencial para garantir a segurança nas vias. “Os acidentes de trânsito levam a uma ocupação de 60% dos leitos de UTI´s em hospitais.

As consequências destes acidentes levam a uma morte a cada 13 minutos. Falar de trânsito é falar de vida, por isso, todos os cidadãos, independente da idade, precisam ter um comportamento responsável”, pontuou. O Encontro Estudantil faz parte do projeto Trânsito Cidadão, que já atendeu mais de 170 mil estudantes de 500 unidades escolares em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário