Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram um teste que se mostrou mais eficiente e acurado para detecção do câncer de próstata, quando comparado ao usual exame conhecido como PSA. Segundo o jornal O Globo, o teste STHLM3 une exames de sangue, marcadores genéticos e análise de dados clínicos para identificar formas mais agressivas dos tumores, além de reduzir a incidência de falsos positivos.
"O PSA não consegue distinguir entre as formas mais agressivas e benignas do câncer", explicou Henrik Grönberg, professor do Instituto Karolinska e líder da pesquisa. Foram analisados quase 59 mil homens no estudo: parte deles com testes PSA e outros STHLM3. "Hoje, homens que não têm câncer ou têm uma forma de câncer que não necessita de tratamento precisam passar por um desnecessário, doloroso e às vezes perigoso tratamento. Além disso, o PSA não detecta muitos dos cânceres agressivos.
Assim, decidimos desenvolver um teste mais preciso que pudesse potencialmente substituir o PSA", completou. As análises mostraram que o STHLM3 reduziu o número de biópsias em 30% sem comprometer a segurança dos pacientes. Além disso, detectou a doença em homens com diagnóstico negativo no teste PSA. "Se conseguirmos introduzir um teste mais acurado para o câncer de próstata, pouparemos os pacientes de um sofrimento desnecessário e recursos da sociedade.
O STHLM3 estará disponível na Suécia a partir de março de 2016 e agora vamos começar a validá-lo para outros países e grupos étnicos", finalizou Grönberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário