Foto: Getty Images
Se você pretende deixar de comer carne, ou já é vegetariano, aqui vão boas notícias.
Pesquisadores japoneses analisaram quase 40 estudos sobre a relação entre dieta vegetariana e saúde.
E encontraram 7 fatos que comprovam por que vegetarianos vivem mais.
Pressão baixa
Um dos estudos analisados garante que, em média, vegetarianos têm pressão arterial mais baixa do que os carnívoros. Mais do que isso: cortar o consumo de carne pode ser uma medida certeira para pessoas que sofrem de pressão alta.
Menor risco de morte precoce
Uma pesquisa com 70 mil pessoas descobriu que os vegetarianos correm até 12% menos riscos de morrer precocemente. Isso porque a dieta sem carne tem menos colesterol e gorduras saturadas do que as outras, o que reduz as chances de encarar alguma doença crônica, como diabetes.
Melhora o humor
Cientistas separaram voluntários em três grupos e pediram a eles para mudar os hábitos alimentares por duas semanas. Um grupo poderia comer qualquer tipo de carne, outros teriam de adotar uma dieta vegetariana, e o terceiro grupo poderia comer apenas peixe (nada de frango ou carne de outros bichos). Ao fim do período, os pesquisadores avaliaram o humor dos participantes. E os vegetarianos andavam bem mais humorados do que os outros.
Menor risco de doenças cardíacas
Mais uma vez, a dieta mais leve deixou os vegetarianos em vantagem: um estudo com 44 mil pessoas descobriu que essas pessoas correm um risco 32% menor de desenvolverem doenças isquêmicas do coração.
Menor risco de câncer
Pesquisadores americanos analisaram a relação entre dietas vegetarianas e a incidência de diversos tipos de câncer. Deixar de comer carne parece ter benefícios que protegem o organismo contra a aparição de tumores. E os vegatarianos levam a melhor: foi o grupo com menor risco de desenvolver câncer, principalmente os mais comuns, como o de mama.
Menor risco de diabetes
Estudos têm mostrado que os vegetarianos têm um risco menor de desenvolver diabetes. Embora a dieta não cure a doença, ela pode diminuir o risco, ajudando-os a melhorar o peso e controlar o açúcar no sangue.
Mais magros
Nenhum comentário:
Postar um comentário