> TABOCAS NOTICIAS : Mulher com câncer ganha visita de cão de estimação em hospital no RS

sábado, 31 de outubro de 2015

Mulher com câncer ganha visita de cão de estimação em hospital no RS

Reencontro de Rejane com animal de estimação emocionou funcionários. Mulher de 49 anos está internada para tratar de doença em fase terminal.

Internada em um hospital de Porto Alegre para tratar um câncer, uma mulher de 49 anos teve a chance de realizar um pedido. O desejo era estar com alguém especial: o cachorro de estimação. Foi a primeira vez que um paciente pediu para ver um animal de estimação no Hospital Ernesto Dornelles. O vídeo do encontro foi gravado na quinta-feira (29) e emocionou familiares, amigos e a equipe médica do hospital (veja o vídeo).

Rejane está internada com câncer em fase terminal. O encontro dela com o animal de estimação foi autorizado pelo Grupo de Cuidados Paliativos do hospital. Por questões de segurança, a visita seria realizada em uma sala específica. Mas não deu tempo: no meio do caminho, o cachorro Ritchie subiu na maca onde estava a dona. Deu muitas lambidas e recebeu carinho.

“É tudo para ela aquele cachorro. Ela ama aquele cachorro que nem ama o filho dela. Imagina, é um amor assim. Deste três meses ela tem aquele cachorrinho. Ela não via a hora de ver ele, foi muito emocionante, apesar da dor,” comenta Jandira do Prado, cunhada de Rejane e testemunha do sentimento da dona pelo cãozinho Ritchie.

Rejane fez questão de trocar de roupa e passar batom antes de encontrar Ritchie. A alegria do reencontro emocionou quem estava por perto. “Nós somos constituídos como um grupo multidisciplinar que tem a intenção de proporcionar tanto a qualidade de vida quanto a qualidade de morte para pacientes que estão em processo de final de vida, em terminalidade”, explica a psicóloga Bárbara Cristine Heck, do Grupo de Cuidados Paliativos do hospital.

Logo depois, a família levou o cachorro embora e Rejane precisou voltar para oquarto. “Ela sempre pergunta do cachorro. E ontem (quinta-feira) providenciaram. O filho dela Tiago pegou o táxi e trouxe ele para ver ela. Meu Deus, foi uma felicidade, ela ficou muito feliz”, acrescenta Jandira.

A equipe médica que atende a paciente observou uma mudança grande no humor de Rejane depois do encontro. “Ela, que já estava em um processo de maior recolhimento, conseguiu se expressar, se tornou mais falante, mais ativa. E sempre que a gente pensa em qualidade de vida, a gente vai pensar em relações afetivas. Sejam essas com pessoas, familiares, animais de estimação, como foi esse caso”, salienta a psicóloga.

Projetos de lei querem permitir visitação de animais
Na Assembleia Legislativa, um projeto de lei proposto pela deputada Regina Becker Fortunati (PDT) quer permitir a chamada Terapia Assistida por Animais (TTA). A proposta prevê a permissão da visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

De acordo com a propostas, a autorização da presença dos animais terá prazo definido e sob condições prévias de cada hospital. São cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas ou hamsters. Outras espécies terão que passar pela avaliação do médico do paciente para autorização, de acordo com o quadro clínico do mesmo.

Na Câmara dos Deputados, também já tramita projeto de lei para regulamentar o uso de Terapia Assistida por Animais (TAA) no SUS. Em Porto Alegre e em São Leopoldo, no Vale do Sinos, propostas de lei semelhantes também estão sendo discutidas. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário