Se algum hospital disser, todo orgulhoso, que não teve casos de infecção no último ano, saia dali correndo. É mentira ou sinal de vigilância precária. Problemas ocorreram, com certeza. Só que ninguém estava encarregado de investigar e registrar.
Hospitais são ambientes propícios ao desenvolvimento desuperbactérias, aquelas criaturas terríveis que conseguem resistir até aos antibióticos mais modernos. Depois de pegar carona nas mãos e nas roupas de funcionários e visitantes, elas ganham as ruas. Deixam de ser um problema familiar para se tornar uma ameaça coletiva.
Não estaríamos vivendo a crise atual de ineficácia dos antibióticos se tivéssemos feito bom uso deles. O consumo irracional dessas drogas é grave e tende a piorar, segundo um relatório mundial, divulgado na semana passada pelo The Center for Disease Dynamics, Economics & Policy, uma instituição com sede em Washington, nos Estados Unidos, e em Nova Délhi, na Índia. Leia tudo em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/cristiane-segatto/noticia/2015/09/hospital-sem-infeccao-conta-outra.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário