Os estudantes brasileiros ocupam a antepenúltima colocação em um ranking entre 31 países que valiou a habilidade de navegar em sites e compreender leituras na internet, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil ficou à frente apenas dos Emirados Árabes e da Colômbia; na outra ponta, estão os estudantes de Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Canadá e Xangai. Os dados estão reunidos no relatório Estudantes, Computadores e Aprendizado: Fazendo a Conexão, realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da OCDE, em 2012. De acordo com a Folha, as habilidades foram avaliadas a partir da navegação por textos online, através de links, atalhos e comandos de navegação para ter acesso à informação solicitada. A criação de um gráfico a partir de dados e o uso de calculadoras na tela do computador também foram questões da avaliação. Os pesquisadores analisaram o número de etapas para buscar informações e a capacidade para navegar de maneira focada na busca por determinados assuntos. O relatório revela que mesmo os países que investiram consideravelmente nas tecnologias da informação não registraram melhoria notável nas avaliações de compreensão da escrita, matemáticas e ciências do Pisa. O estudo sugere que um bom preparo básico é mais importante do que o acesso e o uso de computador, quando se trata do desenvolvimento da capacidade de navegação e leitura online. O documento sugere ainda que a habilidade para navegar na internet pode ser ensinada e adquirida com a ajuda de pedagogias e ferramentas tradicionais. BN
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